Concurso de Araras - Professor de Educação Básica I

 

Esse Plano de Estudo Pronto se refere ao Concurso para Professor  de Educação Básica I da cidade de Araras. Ao fazer sua assinatura da AFES, você terá acesso a todo esse conteúdo em vídeo e centenas de outros vídeos para se preparar adequadamente para este concurso público!

Plugin Video Speed Controler

Acelere a visualização dos vídeos com um plugin acelerador. Encontre um compatível com seu navegador aqui.

 

 

Tutorial 1 - Como alterar minha senha de acesso a AFES.

Tutorial 2 - Como baixar um Texto ou Slide para o meu computador.

Tutorial 3 - Como baixar o conteúdo de um Prezi para o meu computador.

Tutorial 4 - Como apagar os cookies de seu computador

 1. Apresentação do Método.

MÓDULO 1 - OS 5 VILÕES QUE VOCÊ PRECISA DERROTAR PARA SER APROVADO NESTE CONCURSO PÚBLICO

 1º. Vilão a ser derrotado - Freddy Krueger.

 2º. Vilão a ser derrotado - O Vingador.

 3º. Vilão a ser derrotado - Darth Vader.

 4º. Vilão a ser derrotado - O Coringa.

 5º. Vilão a ser derrotado - A Bruxa da Branca de Neve.

MÓDULO 2 - PREPARAÇÃO DO TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO DOS PILARES

 1. Como preparar o terreno para a construção dos pilares.

MÓDULO 3 - O 1. PILAR - A TÉCNICA “POMODORO”. (1ª ETAPA)

 Como aplicar a Técnica Pomodoro.

MÓDULO 4 - O 2. PILAR - O ESTUDO DE CICLOS. (2ª ETAPA)

 Como organizar um estudo de ciclos.

MÓDULO 5 - O 3. PILAR - TÉCNICA DA ASSIMILAÇÃO.

 Como aplicar a Técnica da Assimilação nos meus estudos.

MÓDULO 6 - O 4. PILAR - ELABORAÇÃO DE BRAINSTORMING.

 Como elaborar Brainstorming para os meus estudos.

MÓDULO 7 - O 5. PILAR - IDENTIFICAÇÃO DOS DISTRATORES.

 Aprendendo as 16 técnicas de identificação dos distratores.

MÓDULO 8 - ESTRATÉGIAS PARA O DIA DA PROVA

 Conheça as principais estratégias a serem utilizadas no dia da prova.

 BRASIL. Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.

 BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140.

1ª Parte:

2ª Parte:

 BRASIL. Lei Federal nº 9394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).

 BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.

 BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)

 Resolução CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004 - o Ensino Fundamental de 9 anos. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/2004).

 BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.

 Parecer CNE/CP Nº: 8/2012 - Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos

 

 

 BRASIL - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

 

 BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.

 CECCON, Cláudia et al. Conflitos na escola: modos de transformar: dicas para refletir e exemplos de como. São Paulo: CECIP, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

 CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

 DE LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

 Bernadete Gatti; Elba Barreto e Marli Eliza André - Políticas Docentes no Brasil: Um Estado da Arte.

CURSO ONLINE PARA O CONCURSO DE SUPERVISOR DE ENSINO DE SP (2018)

 LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. 1ª Edição – Porto Alegre, Artmed, 2002.

 LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013, capítulos 2,7 e 9.

 
 Edgar Morin - Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro

 

CURSO ONLINE PARA O CONCURSO DE SUPERVISOR DE ENSINO DE SP (2018)

 

 QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED). 

 VASCONCELOS. Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino –aprendizagem e projeto político pedagógico. Coleção Cadernos Pedagógicos. São Paulo, Libertad Editora, 2005.

 MÓDULO 1 - Acento, pra que te quero?

Regras de Acentuação Gráfica (Parte 1).

Regras especiais de acentuação gráfica (parte 2).

 MÓDULO 2 - As palavras e seus significados.

Sinonímia/Antonímia; Hiponímia/Hiperonímia; Homonímia (parte 1).

Paronímia; Polissemia; Denotação/Conotação (parte 2).

 MÓDULO 3 - Morfologia: a família!

Substantivos - Classificação (parte 1)

Gênero dos substantivos (parte 2)

Plural dos substantivos simples e compostos (parte 3)

Grau dos substantivos (parte 4)

Adjetivos - Definição; Classificação; Locução adjetiva (parte 5)

Flexão dos adjetivos - Gênero; Número; Grau (parte 6)

Artigo; Numeral (parte 7)

Pronome (parte 8)

Pronomes pessoais (parte 9)

Pronome oblíquo; Pronome oblíquo átono (parte 10)

Pronome oblíquo tônico (parte 11)

Pronome reflexivo (parte 12)

Segunda pessoa indireta; Pronome de tratamento (parte 13)

Pronomes possessivos (parte 14)

Pronomes demonstrativos (parte 15)

Pronomes indefinidos (parte 16)

Pronomes Relativos (parte 17)

Pronomes Interrogativos (parte 18)

Verbos (parte 19)

Verbos (parte 20)

Vozes dos Verbos (parte 21)

Advérbios (parte 22)

Preposições (parte 23)

Conjunções (parte 24)

Interjeições (parte 25)

 MÓDULO 4 - Onde fica o pronome?

Colocação pronominal.

 MÓDULO 5 - Concordar é viver em paz uns com os outros!

Concordância nominal (Parte 1)

Concordância nominal (Parte 2)

Concordância verbal (Parte 1)

Concordância verbal (Parte 2)

Concordância verbal (Parte 3)

 

 MÓDULO 6 - A relação de amor entre regentes e regidos.

Regência Nominal.


Regência Verbal.

 MÓDULO 7 - Vamos a ela, à famosa...

Crase (Parte 1)

Crase (Parte 2)

Crase (Parte 3)

Crase (Parte 4)

Crase (Parte 5)

 MÓDULO 8 - Pontuar é preciso.

Pontuação.

 MÓDULO 9 - Nossa língua inculta e bela!

Ortografia oficial.(Parte 1)


Novo acordo ortográfico.(Parte 2)

 MÓDULO 10 - Indispensável: compreenda e interprete.

Compreensão e interpretação de textos.