Concurso de São José do Rio Preto (PEB II)

Esse Plano de Estudo Pronto se refere ao Concurso para Professor PEB I - Educação Infantil da cidade de Vargem. Ao fazer sua assinatura da AFES, você terá acesso a todo esse conteúdo em vídeo e centenas de outros vídeos para se preparar adequadamente para este concurso público!

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Tutorial 1 - Como alterar minha senha de acesso ao Curso.

Tutorial 2 - Como baixar um Texto ou Slide para o meu computador.

Tutorial 3 - Como baixar o conteúdo de um Prezi para o meu computador.

Tutorial 4 - Como apagar os cookies de seu computador

 1. Apresentação do Método.

MÓDULO 1 - OS 5 VILÕES QUE VOCÊ PRECISA DERROTAR PARA SER APROVADO NESTE CONCURSO PÚBLICO

 1º. Vilão a ser derrotado - Freddy Krueger.

 2º. Vilão a ser derrotado - O Vingador.

 3º. Vilão a ser derrotado - Darth Vader.

 4º. Vilão a ser derrotado - O Coringa.

 5º. Vilão a ser derrotado - A Bruxa da Branca de Neve.

MÓDULO 2 - PREPARAÇÃO DO TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO DOS PILARES

 1. Como preparar o terreno para a construção dos pilares.

MÓDULO 3 - O 1. PILAR - A TÉCNICA “POMODORO”. (1ª ETAPA)

 Como aplicar a Técnica Pomodoro.

MÓDULO 4 - O 2. PILAR - O ESTUDO DE CICLOS. (2ª ETAPA)

 Como organizar um estudo de ciclos.

MÓDULO 5 - O 3. PILAR - TÉCNICA DA ASSIMILAÇÃO.

 Como aplicar a Técnica da Assimilação nos meus estudos.

MÓDULO 6 - O 4. PILAR - ELABORAÇÃO DE BRAINSTORMING.

 Como elaborar Brainstorming para os meus estudos.

MÓDULO 7 - O 5. PILAR - IDENTIFICAÇÃO DOS DISTRATORES.

 Aprendendo as 16 técnicas de identificação dos distratores.

MÓDULO 8 - ESTRATÉGIAS PARA O DIA DA PROVA

 Conheça as principais estratégias a serem utilizadas no dia da prova.

 BRASIL. Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.

 Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Artigos 1º a 6º, 15 a 18-B, 53 a 59 e 131 a 137.
Parte 1.  
Parte 2.
Parte 3

 BRASIL. Lei Federal nº 9394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).

 BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.

 BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.

 BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

 BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos/EJA

 BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

 BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

 BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.

 BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

Parte 1

Parte 2

 

 

 BRÄKLING, K. Sobre leitura e a formação de leitores: qual a chave que se espera?

 CHRISPINO, Á. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação.

 MORAN, J. Por onde começar a transformar nossas escolas?

 VINHA, T.P. & TOGNHETTA, L. R. P. Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores.

 MÓDULO 1 - Acento, pra que te quero?

Regras de Acentuação Gráfica (Parte 1).

Regras especiais de acentuação gráfica (parte 2).

 MÓDULO 2 - As palavras e seus significados.

Sinonímia/Antonímia; Hiponímia/Hiperonímia; Homonímia (parte 1).

Paronímia; Polissemia; Denotação/Conotação (parte 2).

 MÓDULO 3 - Morfologia: a família!

Substantivos - Classificação (parte 1)

Gênero dos substantivos (parte 2)

Plural dos substantivos simples e compostos (parte 3)

Grau dos substantivos (parte 4)

Adjetivos - Definição; Classificação; Locução adjetiva (parte 5)

Flexão dos adjetivos - Gênero; Número; Grau (parte 6)

Artigo; Numeral (parte 7)

Pronome (parte 8)

Pronomes pessoais (parte 9)

Pronome oblíquo; Pronome oblíquo átono (parte 10)

Pronome oblíquo tônico (parte 11)

Pronome reflexivo (parte 12)

Segunda pessoa indireta; Pronome de tratamento (parte 13)

Pronomes possessivos (parte 14)

Pronomes demonstrativos (parte 15)

Pronomes indefinidos (parte 16)

Pronomes Relativos (parte 17)

Pronomes Interrogativos (parte 18)

Verbos (parte 19)

Verbos (parte 20)

Vozes dos Verbos (parte 21)

Advérbios (parte 22)

Preposições (parte 23)

Conjunções (parte 24)

Interjeições (parte 25)

 MÓDULO 4 - Onde fica o pronome?

Colocação pronominal.

 MÓDULO 5 - Concordar é viver em paz uns com os outros!

Concordância nominal (Parte 1)

Concordância nominal (Parte 2)

Concordância verbal (Parte 1)

Concordância verbal (Parte 2)

Concordância verbal (Parte 3)

 MÓDULO 6 - A relação de amor entre regentes e regidos.

Regência Nominal.

Regência Verbal.

 MÓDULO 7 - Vamos a ela, à famosa...

Crase (Parte 1)

Crase (Parte 2)

Crase (Parte 3)

Crase (Parte 4)

Crase (Parte 5)

 MÓDULO 8 - Pontuar é preciso.

Pontuação.

 MÓDULO 9 - Nossa língua inculta e bela!

Ortografia oficial.(Parte 1)

Novo acordo ortográfico.(Parte 2)

 MÓDULO 10 - Indispensável: compreenda e interprete.

Compreensão e interpretação de textos.

 Psicologia da aprendizagem.

 Plano de Curso e Plano de Aula.

 Pedagogia de Projetos.

 Projeto Político-Pedagógico: construção e implementação.

 A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem.

 Metodologias, estratégias de ensino, recursos didáticos e intervenções pedagógicas.

 Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

 Avaliações Externas e o IDEB

 Os desafios da educação especial na perspectiva da inclusão escolar.

 Dificuldades e distúrbios de aprendizagem.

 O uso das novas tecnologias como ferramentas educacionais para a melhoria da qualidade de ensino.

 Significação do conhecimento na Educação de Jovens e Adultos.

 A Educação em Tempo Integral, a diversidade cultural e a mediação do professor.