CURSO ONLINE PARA O CONCURSO DE PAULINIA (DIRETOR, COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUPERVISOR EDUCACIONAL)

Esses são os dias que faltam para a prova! Não perca mais tempo!

Garanta sua vaga

Digite seu e-mail e receba gratuitamente a cada 4 dias ideias simples e práticas que irão ajudar na sua aprovação para qualquer concurso público na área educacional.

Nesse curso você poderá

Assistir

Assistir as videoaulas quantas vezes quiser em qualquer horário.

Imprimir

Imprimir todo o conteúdo das videoaulas e dos exercícios em PDF.

Roteiro

Estudar no seu ritmo de acordo com o tempo disponível que tiver.

Faça o curso de qualquer lugar

Certificado de conclusão de curso

Ao concluir o curso, você terá direito a este certificado de 40 horas.

Bibliografia

MÓDULO I - LÍNGUA PORTUGUESA.

Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescritura de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma padrão.

MÓDULO II - LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA.

Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e suas alterações. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei nº 8.069/90. Lei nº 13.146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Leis nº 10.639/03 e 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's): orientações didáticas, natureza, objetivos e conteúdos propostos. Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014).

MÓDULO III - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO.

Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas. Relações socioeconômicas e político-culturais da educação. Educação em direitos humanos, democracia e cidadania. A função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Didática e organização do ensino. Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica. Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino.

MÓDULO IV - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS.

Fundamentos da educação. Pensadores da Educação. Principais teorias modernas da Educação. Desenvolvimento da Educação. Processo do Trabalho Pedagógico Coletivo. Processo Construtivista de Escolarização. Competências e Saberes para a Educação e para o Ensinar. Saberes voltados para o desenvolvimento das dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais. Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização. A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais. Formação continuada de professores. O papel do professor na integração escola-família. A relação professor/aluno: construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis. Diferenças individuais: fatores determinantes e capacidade mentais. Desenvolvimento da Inteligência. Estágios do desenvolvimento da aprendizagem. O processo de socialização. Princípios e fundamentos dos referenciais curriculares. Função social da escola e compromisso social do educador. Currículo e projeto político-pedagógico: o espaço físico, a linguagem, o conhecimento e o lúdico na Pedagogia. Planejamento e avaliação. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica. Base curricular comum para a rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Ética no trabalho docente.

2. A LDB de 1996.

ECA (Artigos 1º a 6º)

ECA (artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140) Parte 1

ECA (artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140) Parte 2

ECA (Artigos 15º a 18º)

ECA (Artigos 25º a 32º)

ECA (Artigos 60º a 69º)

BRASIL - Lei 13146 de 6/07/15 - Estatuto da Pessoa com Deficiência

BRASIL - Lei 13146 de 6/07/15 - Estatuto da Pessoa com Deficiência

Resolução de 17/6/04 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais

Lei 12288 de 20 de Julho de 2010 - Estatuto da Igualdade Racial

Brasil - Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.

PARECER CNE/CP Nº: 8/2012 - Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos

PARECER CNE/CP Nº: 8/2012 - Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos

Programa Nacional em Direitos Humanos - Eixo V

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Brasil - Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais

Parâmetros Curriculares Nacionais

MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução (1ª a 4ª série) - Volume 1

MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução (1ª a 4ª série) - Volume 1

MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (1ª a 4ª série) - Volume 7 (1ª Parte)

MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (1ª a 4ª série) - Volume 7 (1ª Parte)

MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes (1ª a 4ª série) - Volume 6 (1ª Parte)

MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes (1ª a 4ª série) - Volume 6 (1ª Parte)

BRASIL - Plano Nacional de Educação (2014-2024)

Dermeval Saviani - Escola e Democracia

Educação e Democracia. A Práxis de Paulo Freire em São Paulo

BRASIL - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica

Celina Alves Arêas - A função social da escola

José Carlos Libâneo - Didática

Metodologias, Estratégias de Ensino, Recursos Didáticos e Intervenções Pedagógicas

Celso Vasconcellos - Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico

Celso Vasconcellos - Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico

Danilo Gandin e Luís Armando Gandin - Temas para um Projeto Político-Pedagógico

Ilma Passos Alencastro Veiga - Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível

Maria Lúcia de Gonçalves Rezende - A Perspectiva Multicultural no Projeto Político Pedagógico

Paulo Roberto Padilha - Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógicos

José M. Moran, Marcos T. Masseto, Marilda A. Behrens - Novas tecnologias e mediação pedagógica.

José Moran - Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias

José Moran - Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias

Maria E. Almeida e Maria da G. Silva - Currículo, tecnologia e cultura digital: web currículo

O uso das novas tecnologias como ferramentas educacionais para a melhoria da qualidade de ensino.

Avaliação da Aprendizagem: Cipriano Carlos Luckesi

Alicia Bonamino e Sandra Zákia Sousa - Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil

Celso Vasconcellos - Avaliação concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar

Cipriano Carlos Luckesi - Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições

Cipriano Carlos Luckesi - Avaliação em educação: questões epistemiológicas e práticas

Domingos Fernandes - Avaliação, aprendizagens e currículo: para uma articulação entre investigação

Fúlvia Rosemberg - Políticas de Educação Infantil e avaliação

José Eustáquio Romão - Avaliação Dialógica - Desafios e perspectiva

Jussara Hoffmann - Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento

Jussara Hoffmann - Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento

Luiz Carlos de Freitas - Avaliação educacional: caminhando na contramão

Maria Estrela Araújo Fernandes - Progestão: como desenvolver a avaliação institucional da escola?

Edilene Ropoli - A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva

MEC - Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade

MEC - Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade

Cecília Queiroz e Filomena Moita - Fundamentos sócio-filosóficos da educação

Heloísa Lück - Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos

Heloísa Lück - Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos

Mário Sérgio Cortella - A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos

Mário Sérgio Cortella - A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos

Michele Pereira Oliveira - Educação Inclusiva

Rosita Edler Carvalho - Educação Inclusiva

Brasil - Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva

Jane M. Castro e Marilza Regattieri - Interação escola família: subsídios para práticas escolares

Yves L. Taille, Heloisa Dantas; Marta de Oliveira - Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenética

Jean Piaget por Yves de La Taille

Jean Piaget - Desenvolvimento e aprendizagem

Jean Piaget - Desenvolvimento e aprendizagem

Marta Kohl de Oliveira: Vygotsky

Antônio Flávio Barbosa Moreira - Currículo, diferença cultural e diálogo

Antônio Flávio Barbosa Moreira - Currículo, diferença cultural e diálogo.

Os 4 pontos essenciais do Currículo Paulista

SÃO PAULO (Estado) - Currículo

O que é Currículo

Heloísa Lück - Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos

Heloísa Lück - Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos

Lenise Aparecida Martins Garcia - Transversalidade e Interdisciplinaridade

Lenise Aparecida Martins Garcia - Transversalidade e Interdisciplinaridade

Jean Piaget - Desenvolvimento e aprendizagem

Jean Piaget - Desenvolvimento e aprendizagem

Márcia Ângela da S. Aguiar - Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento

Sylvia Regina e Maria Auxiliadora - Contribuições das Teorias do Desenvolvimento para a Adolescência

Vitor da Fonseca - Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem

Videoaulas Gratuitas

Garantia Phronesis

Se dentro de 15 dias a partir da sua inscrição, por algum motivo, você não achar que este foi o melhor investimento em um curso da sua vida, basta me enviar um e-mail.
Devolverei 100% do seu investimento. Sem letras miúdas.

ESCOLHA A FORMA COMO VOCÊ QUER ESTUDAR PARA ESTE CONCURSO

Método Tradicional

CURSO ONLINE PARA O CONCURSO DE PAULINIA (DIRETOR, COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUPERVISOR EDUCACIONAL)
  • Acesso as Videoaulas da Bibliografia do Edital.
  • Acesso a centenas de exercícios em PDF.
  • Download dos resumos das Videoaulas em PDF.
  • Acesso por 4 meses ou até a data da prova.
Por Apenas
12x R$ 23,80*
ou R$ 237,00 à vista.
* Parcelamento com tarifa de 2,99% a.m. via cartão de crédito.
NÃO É POSSÍVEL PARCELAR NO BOLETO.
10% de desconto para ex-alunos

Método Avançado

CURSO ONLINE PARA O CONCURSO DE PAULINIA (DIRETOR, COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUPERVISOR EDUCACIONAL) + Curso Engenharia do Acerto
    Aqui você aprenderá
  • Uma maneira eficiente de conduzir seus estudos até o momento da prova.
  • Técnicas que irão lhe auxiliar na organização dos estudos e assimilação dos conteúdos.
  • Elaborar mapas mentais para fixação dos conteúdos.
  • 26 técnicas de identificação dos distratores na hora de resolver exercícios.
  • Estratégias de aumento de sua performance na hora da prova.
  • Como escrever uma questão dissertativa que chame a atenção de seus examinadores.
    Aqui você terá
  • Acesso as Videoaulas da Bibliografia do Edital.
  • Acesso a centenas de exercícios resolvidos COM COMENTÁRIOS EM VÍDEO.
  • Download dos resumos das Videoaulas em PDF.
  • Comunidade EXCLUSIVA no Facebook.
  • Aulas Online e AO VIVO toda semana para resolução de exercícios.
  • Acesso por 6 meses.
Por Apenas
12x R$ 39,86*
ou R$ 397,00 à vista.
* Parcelamento com tarifa de 2,99% a.m. via cartão de crédito.
NÃO É POSSÍVEL PARCELAR NO BOLETO.
10% de desconto para ex-alunos

O que estão falando sobre o curso

Confira o depoimentos de alguns dos nossos alunos :)

Dúvidas frequentes

Resposta: As formas de investimento (pagamento) do curso são: à vista (no boleto bancário, cartão de crédito, transferência online) ou a prazo (dividido no cartão de crédito em até 12 vezes).

Não é possível o parcelamento no Boleto Bancário.

Resposta: Você terá acesso ao curso por 6 meses ou até que aconteça o concurso, ou seja, se o concurso acontecer antes de 6 meses o seu acesso continuará por 6 meses. Contudo, se o prazo de 6 meses se esgotar antes que aconteça o concurso, seu acesso é renovado automaticamente até que ele ocorra.

Resposta: Sim! Você poderá mandar suas dúvidas sobre o curso e ter suporte às suas dúvidas com nosso time Phronesis durante todo o curso. Dentro da plataforma do curso, abaixo das videoaulas, temos um espaço privado para te ajudar com as dúvidas que você tiver ao longo dos encontros. Você também terá acesso ao nosso GRUPO DE ALUNOS no Facebook. Nele, poderá trocar ideias com outros alunos, ajudar e ser ajudado. Temos também o “FALE COM O PROFESSOR”, um canal direto para falar com o professor responsável pelo curso.

Resposta: Todas os encontros (vídeos) do curso são gravados e ficam disponíveis apenas online. Não é possível fazer o download.

Importante: Pirataria é crime de violação de direito autoral e está prevista no artigo 184, parágrafo 2° do Código Penal Brasileiro.

Resposta: Sim. Quando o curso é concluído, você encontrará seu certificado na sua área restrita para poder salvar em seu computador e imprimir posteriormente.

Resposta: Após a aprovação do pagamento, você receberá um e-mail dizendo que os dados que você utilizou para realizar o seu cadastro (e-mail e senha) foram desbloqueados. Por isso, é importante que você cadastre um e-mail válido. Procure por um e-mail (inclusive no spam) enviado pela Phronesis com o título: "Seu Acesso ao Curso (?) está liberado!".

Resposta: Para cada encontro (conteúdo) do curso, você tem à disposição, um vídeo e um material complementar que acompanha o vídeo, como um Prezi, Slide, PDF ou mesmo outro vídeo.

Resposta: Sim. Todos os materiais (exceto os vídeos) você poderá salvar em seu computador e imprimi-los.

Um pouco da minha história

Alex Phronesis

Alex Ferreira dos Santos

É historiador graduado e mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), educador com experiência profissional em escolas privadas, estaduais e integral do Estado de São Paulo (E.E Neusa Maria Nazatto de Carvalho, E.E. Ulisses de Oliveira Valente, E.E Dalva Lellis Garcia do Prado, E.E Dalva Vieira Itavo e Escola Maria Peregrina). O trabalho desenvolvido nestas escolas foi pautado na Pedagogia de projetos, Inteligências múltiplas e Haptonomia, a partir de sua experiência profissional criou o método “Os 3 PI’S” cujo enfoque se dá na aproximação da relação entre educador e aluno.


Fundador da Phronesis

Uma empresa que atua na área educacional, através da formação de profissionais do magistério e também com a preparação dos mesmos em concursos públicos da área. Entusiasta da educação e desenvolvedor do Método “A Engenharia do Acerto”, direcionado a elevar o percentual de chances de aprovação dos alunos nos concursos públicos, é também o criador do Revolução Pedagógica, curso voltado à proporcionar melhorias no trabalho dos profissionais da educação nas instituições públicas ou privadas.