Miguel Arroyo - Currículo, território em disputa
Miguel Arroyo - Políticas Educacionais e desigualdades: a procura de novos significados
Celso Vasconcellos - Construção do conhecimento em sala de aula
Jussara Hoffmann - Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento
Jussara Hoffmann - Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento
Zélia Jófoli - A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade
Álvaro Chrispino e Raquel S. P. Chrispino - A mediação do conflito escolar (da classificação dos conflitos aos modelos de mediação.)
Cláudia Ceccon - Conflitos na escola: Dicas para refletir e exemplos de como lidar
Jean Piaget - Desenvolvimento e aprendizagem
Jean Piaget - Desenvolvimento e aprendizagem
Yves L. Taille, Heloisa Dantas; Marta de Oliveira - Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenética
Yves L. Taille, Heloisa Dantas; Marta de Oliveira - Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenética
Suely Amaral Mello - O processo de aquisição da escrita na Educação Infantil: contribuições de Vygotsky; na obra: Ana Lúcia Goulart Faria, Sueli Amaral Mello - Linguagens infantis: outras formas de leitura
César Coll - Comunidades de aprendizagem e educação escolar
César Coll - O Construtivismo na sala de aula
Mário Sérgio Cortella - A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos
Mário Sérgio Cortella - A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos
Heloísa Lück - Liderança em Gestão Escolar
João R. Trigo e Jorge A. Costa - Liderança nas organizações educativas: a direção por valores
Naura Syria Carapeto Ferreira - Supervisão Educacional para uma escola de qualidade
Naura S. C. Ferreira - Repensando e ressignificando a gestão democrática da educação na cultura
Dalila Andrade de Oliveira - Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos
Naura S. C. Ferreira - Repensando e ressignificando a gestão democrática da educação na cultura
Naura Syria Carapeto Ferreira - Supervisão Educacional para uma escola de qualidade
Emilia Ferreiro - Cisão entre alfabetização e letramento
Emilia Ferreiro - Importância da criança escrever conforme suas ideias
Emilia Ferreiro - Leitura e escrita na Educação Infantil
Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia
Alicia Bonamino e Sandra Zákia Sousa - Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil
Ação Educativa - Indicadores da qualidade na educação
CAMPINAS - Avaliação Institucional Participativa: Uma alternativa para educação de qualidade
José Eustáquio Romão - Avaliação Dialógica: desafios e perspectiva
Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia
CinEducação - A Supervisão Escolar por Helenice Maria S. Muramoto
Mary Rangel - Supervisão Escolar: Avanços de Conceitos e Processos
Jussara Hoffmann - Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento
Jussara Hoffmann - Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento
Bernadete Gatti - Formação de professores
Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo. Eixos de Formação.
Luiz Carlos de Freitas - Em Direção a uma Política para a Formação de Professores
Yves L. Taille, Heloisa Dantas; Marta de Oliveira - Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenética
José C. Libâneo, João Oliveira e Mirza Toschi - Educação escolar: políticas, estrutura e organização
José Carlos Libâneo - Organização e gestão da escola: teoria e prática
Heloísa Lück - Liderança em Gestão Escolar
Heloísa Lück - Ação integrada: Administração, supervisão e orientação educacional
Heloísa Lück - Ação integrada: Administração, supervisão e orientação educacional
Heloísa Lück - Concepções e processos democráticos de gestão educacional
Heloísa Lück - Concepções e processos democráticos de gestão educacional
HELOÍSA LÜCK - EM ABERTO: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE GESTORES
Heloísa Lück - Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos
Heloísa Lück - Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos
Heloísa Dupas Penteado - Metodologia de História e Geografia
Lino de Macedo - Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos?
Edilene Ropoli - A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva
Maria Teresa Eglér Mantoan - Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?
Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Ensino: as abordagens do processo
José M. Moran, Marcos T. Masseto, Marilda A. Behrens - Novas tecnologias e mediação pedagógica
Antônio Flávio Barbosa Moreira - Currículo, diferença cultural e diálogo
Antônio Flávio Barbosa Moreira - Currículo, diferença cultural e diálogo.
Vitor Henrique Paro - Gestão Democrática da Escola Pública
Philippe Perrenoud - Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre outras lógicas
Mary Rangel - Supervisão Escolar: Avanços de Conceitos e Processos
Terezinha Azeredo Rios - Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade
Mary Rangel - Nove olhares sobre a supervisão
José C. Libâneo, João Oliveira e Mirza Toschi - Educação escolar: políticas, estrutura e organização
Celso Vasconcellos - Construção do conhecimento em sala de aula
Celso Vasconcellos - Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico
Celso Vasconcellos - Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico
Maria Lúcia de Gonçalves Rezende - A Perspectiva Multicultural no Projeto Político Pedagógico
Ilma Passos Alencastro Veiga - Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível
Ilma Passos Alencastro Veiga, Marília Fonseca, Benigna Maria de Freitas Villas Boas - As Dimensões do Projeto Político-Pedagógico: novos desafios para a escola
Luiz F. Dourado - Progestão: como promover, articular e envolver as pessoas no processo de gestão
Marta Kohl de Oliveira: Vygotsky
Telma Weisz - O diálogo entre o ensino e a aprendizagem
Mariângela T. Wolf e Elma Júlia G. Carvalho - Regimento escolar de escolas públicas
Antoni Zabala - A Prática Educativa
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Constituição da República Federativa do Brasil (1988) - Artigos 5º, 6º; 205 a 214.
Lei Federal nº 13.005 de 25/06/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (Parte 1)
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (Parte 2)
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências - Artigos 7 a 24, 53 a 69 e 131 a 140 (Parte 1)
Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências - Artigos 7 a 24, 53 a 69 e 131 a 140 (Parte 2)
Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Parte 1)
Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Parte 2)
Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 ? Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/07/2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
Lei Federal nº 13.146, de 06/07/2015 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Conselho Nacional de Educação - Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
MEC - Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação básica, modalidade educação especial
Resolução CNE/CEB nº 1, de 05/07/2000 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos
Resolução de 17/06/2004 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e para a Cultura Afro-Brasileira e Africana
Resolução CNE/CEB nº 2/2001, de 11/09/2001 - Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
Resolução CNE/CEB nº 5, de 17/12/2009 - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
MEC - Resolução CNE 07/2010 ? Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos
MEC - Resolução CNE 07/2010 ? Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos
MEC - Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
01 - Conjuntos Núméricos I (Teoria).
02 - Conjuntos Núméricos I (Exercícios).
03 - Conjuntos Núméricos II (Teoria).
04 - Conjuntos Núméricos II (Exercícios).
05 - Conjuntos Núméricos III (Teoria).
06 - Conjuntos Núméricos III (Exercícios).
07 - Mínimo Múltiplo Comum (MMC) (Teoria).
08 - Mínimo Múltiplo Comum (MMC) (Exercícios).
09 - Máximo Divisor Comum (MDC) (Teoria).
10 - Máximo Divisor Comum (MDC) (Exercícios)
11 - Porcentagem (Teoria)
12 - Porcentagem (Exercícios)
13 - Razão e Proporção (Teoria)
14 - Razão e Proporção (Exercícios)
15 - Regra de Três Simples (Teoria)
16 - Regra de Três Simples (Exercícios)
17 - Regra de Três Composta (Teoria)
18 - Regra de Três Composta (Exercícios)
19 - Equação do 1º Grau (Teoria)
20 - Equação do 1º Grau (Exercícios)
21 - Equação do 2º Grau (Teoria)
22 - Equação do 2º Grau (Exercícios)
23 - Sistemas de Equação do 1º grau (Teoria)
24 - Sistemas de Equação do 1º grau (Exercícios)
25 - Tabelas e Gráficos (Teoria)
26 - Tabelas e Gráficos (Exercícios)
27 - Média Aritmética Simples e Ponderada (Teoria)
28 - Média Aritmética Simples e Ponderada (Exercícios)
29 - Geomatria I (Teoria)
30 - Geomatria I (Exercícios)
31 - Geomatria II (Teoria e Exercícios)
32 - Teorea de Pitágoras (Teoria e Exercícios)
33 - Teorema de Tales (Teoria e Exercícios)
MÓDULO 4.1 - Acento, pra que te quero?
Regras de Acentuação Gráfica (Parte 1).
Regras especiais de acentuação gráfica (parte 2).
MÓDULO 4.2 - As palavras e seus significados.
Sinonímia/Antonímia; Hiponímia/Hiperonímia; Homonímia (parte 1).
Paronímia; Polissemia; Denotação/Conotação (parte 2).
MÓDULO 4.3 - Morfologia: a família!
Substantivos - Classificação (parte 1)
Gênero dos substantivos (parte 2)
Plural dos substantivos simples e compostos (parte 3)
Grau dos substantivos (parte 4)
Adjetivos - Definição; Classificação; Locução adjetiva (parte 5)
Flexão dos adjetivos - Gênero; Número; Grau (parte 6)
Artigo; Numeral (parte 7)
Pronome (parte 8)
Pronomes pessoais (parte 9)
Pronome oblíquo; Pronome oblíquo átono (parte 10)
Pronome oblíquo tônico (parte 11)
Pronome reflexivo (parte 12)
Segunda pessoa indireta; Pronome de tratamento (parte 13)
Pronomes possessivos (parte 14)
Pronomes demonstrativos (parte 15)
Pronomes indefinidos (parte 16)
Pronomes Relativos (parte 17)
Pronomes Interrogativos (parte 18)
Verbos (parte 19)
Verbos (parte 20)
Vozes dos Verbos (parte 21)
Advérbios (parte 22)
Preposições (parte 23)
Conjunções (parte 24)
Interjeições (parte 25)
MÓDULO 4.4 - Onde fica o pronome?
Colocação pronominal.
MÓDULO 4.5 - Concordar é viver em paz uns com os outros!
Concordância nominal (Parte 1)
Concordância nominal (Parte 2)
Concordância verbal (Parte 1)
Concordância verbal (Parte 2)
Concordância verbal (Parte 3)
MÓDULO 4.6 - A relação de amor entre regentes e regidos.
Regência Nominal.
Regência Verbal.
MÓDULO 4.7 - Vamos a ela, à famosa...
Crase (Parte 1)
Crase (Parte 2)
Crase (Parte 3)
Crase (Parte 4)
Crase (Parte 5)
MÓDULO 4.8 - Pontuar é preciso.
Pontuação.
MÓDULO 4.9 - Nossa língua inculta e bela!
Ortografia oficial.(Parte 1)
Novo acordo ortográfico.(Parte 2)
MÓDULO 4.10 - Indispensável: compreenda e interprete.
Compreensão e interpretação de textos.