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Lilian Medeiros
A Lilian Medeiros foi aprovada no Concurso Público para Diretor de Escola do estado de SP utilizando a Engenharia do Acerto!
Veja o vídeo desse DepoimentoJúlio Cesar dos Reis
O Júlio Cesar dos Reis fez dois cursos na Phronesis, passou em 5º lugar no concurso de Diretor e disse que foi fantástica a sua experiência!
Veja o vídeo desse DepoimentoThiago Calegari
O Thiago Calegari fez o curso na Phronesis utilizando o método Engenharia do Acerto e hoje é Diretor!
Veja o vídeo desse DepoimentoRegina Olivares
A Regina Olivares fez o curso aqui na Phronesis e recomenda, pois foi um curso muito bom, que ajudou ela bastante, e recomenda a plataforma!
Veja o vídeo desse DepoimentoRegina Medes
A Regina Mendes fez dois cursos conosco e recomenda bastante, pois o ajudaram bastante na carreira de diretora dela!
Veja o vídeo desse DepoimentoMirian Magnani
A Mirian Magnani fez dois cursos em nossa plataforma e elogiou toda a didática e o método Engenharia do Acerto!
Veja o vídeo desse DepoimentoMaria Rita Fernandes
A Maria Rita Fernandes conheceu a Phronesis na internet e, com nosso método de estudos, empolgou-se e voltou a ter gosto pelos estudos!
Veja o vídeo desse DepoimentoPROFESSOR I – ANOS INICIAIS; e PROFESSOR I – EDUCAÇÃO INFANTIL
DIDÁTICA – 1. Fundamentos da Didática. História e Evolução da Didática: Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Dewey). Evolução das práticas didáticas ao longo do tempo. Didática no contexto contemporâneo: desafios e tendências. Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Legislação educacional brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE). Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. 2. Teorias de Aprendizagem. Comportamentalismo: Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner). Aplicações do comportamentalismo na sala de aula. Cognitivismo: Teoria do processamento da informação. Aprendizagem significativa (Ausubel). Desenvolvimento cognitivo (Piaget). Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Zona de desenvolvimento proximal e mediação (Vygotsky). Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Aprendizagem experiencial (Rogers). Educação personalizada e centrada no aluno. Construtivismo: Teorias de Piaget e Vygotsky. Aprendizagem ativa e construção do conhecimento. Papel do educador como mediador. 3. Planejamento e Organização do Ensino. Planejamento Educacional: Conceitos de planejamento de ensino: importância e tipos. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Projetos pedagógicos: desenvolvimento, implementação e avaliação. Planejamento participativo e colaborativo. Currículo Escolar: Concepções de currículo: tradicional, crítico, integrado. Organização e desenvolvimento curricular. Interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): princípios, competências gerais e específicas, eixos estruturantes. 4. Metodologias e Técnicas de Ensino. Métodos Tradicionais de Ensino: Aula expositiva: características, vantagens e limitações. Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais na educação: lousa digital, aplicativos educacionais, plataformas de ensino a distância. Educação a distância (EaD): modalidades, ferramentas e desafios. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. 5. Avaliação da Aprendizagem. Concepções de Avaliação: Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Avaliação mediadora e participativa. Critérios e instrumentos de avaliação. Técnicas e Instrumentos de Avaliação: Provas e testes: elaboração, aplicação e análise. Avaliação por portfólio. Autoavaliação e avaliação entre pares. Rubricas e matrizes de avaliação. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. 6. Gestão da Sala de Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a participação ativa dos alunos. 7. Inclusão e Diversidade na Educação. Educação Inclusiva: Conceitos e princípios da educação inclusiva. Políticas públicas e legislação sobre inclusão escolar. Práticas pedagógicas inclusivas: adaptação curricular, recursos de acessibilidade. Educação para a Diversidade: Educação étnico-racial. Gênero e sexualidade na educação. Educação para alunos com necessidades especiais e altas habilidades. Equidade na Educação: Estratégias para promover a equidade. Políticas de ações afirmativas. Desafios e soluções para uma educação equitativa. 8. Psicopedagogia na Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Funções executivas e seu impacto na aprendizagem. Estratégias para desenvolvimento de habilidades cognitivas. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. 10. Legislação e Políticas Educacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Princípios e diretrizes da LDB. Estrutura e organização da educação brasileira. Direitos e deveres dos profissionais da educação e dos estudantes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Princípios e objetivos da BNCC. Competências gerais e específicas. Implementação e impactos da BNCC no currículo escolar. Planos Nacionais e Regionais de Educação: Plano Nacional de Educação (PNE): metas e estratégias. Planos Municipais e Estaduais de Educação. Políticas de financiamento e gestão da educação. 11. Pesquisa em Didática. Metodologia de Pesquisa Educacional: Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, mista. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Pesquisa-Ação: Conceito e características da pesquisa-ação. Aplicação da pesquisa-ação na prática docente. Benefícios e desafios da pesquisa-ação. Publicação e Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de resultados em eventos acadêmicos. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. 12. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.. LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação e análise de textos complexos: Múltiplas camadas de sentido. Implicações ideológicas e argumentativas. Recursos linguísticos e retóricos na construção de sentido. Intertextualidade, ironia, ambiguidade, humor e crítica social. Estudo dos gêneros discursivos: Análise estrutural e funcional dos gêneros textuais. Gêneros acadêmicos, jornalísticos, digitais, publicitários e literários. Adequação textual: finalidade, públicoalvo, situação de comunicação. Gramática e análise linguística: Fonologia: encontros vocálicos e consonantais. Morfologia: processos de formação de palavras. Sintaxe do período simples e composto. Orações coordenadas e subordinadas. Análise sintática e semântica dos períodos. Ortografia, acentuação, pontuação: Regras atualizadas pelo Acordo Ortográfico. Pontuação expressiva e ambígua. Semântica, estilística e pragmática: Polissemia, conotação e denotação. Funções da linguagem. Figuras de linguagem e seus efeitos no texto. Argumentação, pressupostos e implícitos. Literatura brasileira: Escolas literárias: principais autores, obras e características dos períodos: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo. Barroco, Arcadismo, Romantismo. Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo. Modernismo (1ª, 2ª e 3ª fases). Pós-modernidade e literatura contemporânea. Interpretação de textos literários com ênfase na construção estética, linguagem e crítica social. Variação e norma: Padrão culto, norma popular e preconceito linguístico. MATEMÁTICA: Fundamentos dos números reais e complexos: Estrutura algébrica dos conjuntos numéricos. Operações com números complexos. Álgebra avançada: Equações e inequações polinomiais, racionais e irracionais. Sistemas lineares: métodos de resolução, matrizes e determinantes. Espaços vetoriais: conceitos básicos. Funções e gráficos: Funções afim, quadrática, modular, exponencial e logarítmica. Composição e inversa de funções. Análise de gráficos e comportamento das funções. Geometria analítica e vetorial: Equações da reta e da circunferência. Posições relativas entre retas e circunferências. Vetores: operações e aplicações no plano. Trigonometria: Razões trigonométricas. Círculo trigonométrico. Identidades fundamentais. Leis dos senos e cossenos. Análise combinatória e probabilidade: Princípios fundamentais da contagem. Arranjos, permutações e combinações. Probabilidade condicional. Estatística descritiva e análise de dados: Medidas de tendência central e dispersão. Interpretação de gráficos e tabelas. Modelagem de dados em contextos reais. Matemática financeira aplicada: Juros compostos. Taxas equivalentes. Sistemas de amortização SAC e PRICE. Análise de investimentos simples. CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, História e Geografia do Brasil, do Estado de Pernambuco e do Município de Bom Jardim - PE. Constituição Federal de 1988; Lei Organica do Município de Bom Jardim; Lei No. 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público); Formação histórica do Brasil: Colonização e a chegada dos portugueses. Ciclos econômicos: Pau-brasil, Cana-de-açúcar, Mineração, Café. Movimentos de resistência e independência (Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana, Independência do Brasil). Proclamação da República e os ciclos políticos do Brasil (Era Vargas, Ditadura Militar, Redemocratização). Principais eventos da história do município: Fundadores e o processo de urbanização. Contribuição do município para a história regional. Festas e eventos tradicionais. Personalidades históricas do município. Geografia física e humana do Brasil: Grandes regiões brasileiras e suas características. Climas do Brasil e sua distribuição. Relevo: Planícies, Planaltos, Depressões. Hidrografia: Principais bacias hidrográficas. População: Crescimento, Distribuição, Urbanização. Características geográficas do município: Relevo e suas influências na ocupação e economia. Clima local e sua influência na agricultura. Vegetação predominante e áreas de preservação. Principais rios e corpos d'água. Aspectos socioeconômicos do Brasil e do município: Indicadores sociais: Educação, Saúde, Emprego. Economia local: Setores predominantes, Agricultura, Indústria, Serviços. Desenvolvimento urbano e rural. Desigualdades regionais e políticas de desenvolvimento. Atualidades: Fatos relevantes do Brasil e do mundo nos últimos 12 meses: Principais acontecimentos políticos e econômicos. Pandemias, crises sanitárias e ações globais de saúde pública. Conflitos internacionais e seus impactos. Eleições, mudanças de governo e políticas públicas recentes. Cultura, economia, sociedade e política brasileira: Impactos das políticas públicas na vida dos cidadãos. Movimentos sociais e direitos civis. Cultura pop e tendências culturais contemporâneas. Mudanças econômicas recentes e seus efeitos na sociedade. Questões ambientais e desenvolvimento sustentável: Desmatamento, queimadas e conservação de biomas. Políticas de combate às mudanças climáticas. Gestão de recursos naturais e energias renováveis. Iniciativas de sustentabilidade e consumo consciente. Direitos humanos e cidadania: Direitos fundamentais e liberdades públicas. Políticas de inclusão e combate à discriminação. Direitos das minorias: indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência. Participação cidadã e controle social. Inovações tecnológicas e impacto na sociedade: Revolução digital e economia 4.0. Inteligência artificial e suas aplicações. Impacto das redes sociais na comunicação e cultura. Desafios éticos e legais das novas tecnologias. Meio Ambiente: Conceitos básicos de ecologia e meio ambiente: Ecossistemas: Estrutura, Funcionamento, Tipos. Biodiversidade: Importância, Conservação, Perda de espécies. Ciclos biogeoquímicos: Água, Carbono, Nitrogênio. Problemas ambientais contemporâneos: Poluição do ar, água e solo. Esgotamento de recursos naturais: água, energia, solos férteis. Mudanças climáticas e suas consequências: Aquecimento global, derretimento das calotas polares, elevação do nível do mar. Desertificação e degradação dos solos. Políticas públicas de proteção ao meio ambiente: Legislação ambiental brasileira: Código Florestal, Lei da Mata Atlântica, Lei de Crimes Ambientais. Unidades de conservação: Parques nacionais, reservas ecológicas, áreas de proteção permanente. Políticas de incentivo à reciclagem e redução de resíduos. Programas de preservação da água e manejo sustentável de bacias hidrográficas. Desenvolvimento sustentável: Conceito de sustentabilidade e seus pilares: ambiental, econômico, social. Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tecnologias limpas e economia circular. Práticas sustentáveis na agricultura, pecuária e indústria. Cultura Brasileira: Patrimônio histórico e cultural brasileiro: Patrimônios tombados pela UNESCO no Brasil. Importância do IPHAN na preservação cultural. Principais monumentos, edificações e sítios arqueológicos. Riqueza cultural das cidades históricas brasileiras (ex: Ouro Preto, Olinda, Paraty). Manifestações culturais e artísticas populares: Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Círio de Nazaré. Música popular brasileira: Samba, Bossa Nova, Forró, MPB. Danças folclóricas: Frevo, Maracatu, Bumba meu boi. Artesanato regional: cerâmica, rendas, cestaria, esculturas. Diversidade cultural e religiosa no Brasil: Sincretismo religioso e suas manifestações. Tradições afro-brasileiras e indígenas. Festividades religiosas: Festa do Divino, Festa de Iemanjá, Romaria de Aparecida. Convivência de múltiplas religiões e práticas espirituais. Festividades e tradições regionais: Festas regionais como patrimônio imaterial. Tradições culinárias e pratos típicos. Influência das imigrações na cultura regional (italiana, japonesa, alemã, etc.). Mitos, lendas e folclore brasileiro. Economia: Noções básicas de economia: oferta, demanda e mercado: Princípios fundamentais da economia de mercado. Leis de oferta e demanda e suas aplicações. Conceitos de elasticidade-preço da demanda e oferta. Formação de preços e fatores de produção. Principais setores da economia brasileira: agropecuária, indústria, serviços: Agropecuária: Agricultura, Pecuária, Exportação de commodities. Indústria: Tipos de indústrias no Brasil, polo industrial de Manaus, setor automotivo, siderurgia. Serviços: Comércio, Turismo, Setor financeiro, Tecnologia da informação. Importância dos setores para o PIB e geração de empregos. Globalização e economia mundial: Efeitos da globalização na economia brasileira. Comércio internacional e blocos econômicos (Mercosul, Nafta, União Europeia). Fluxo de capitais e investimentos estrangeiros. Impactos das crises econômicas globais no Brasil. Políticas econômicas e seus impactos na sociedade: Política monetária: juros, inflação, câmbio. Política fiscal: impostos, gastos públicos, orçamento. Papel do Banco Central e do Tesouro Nacional. Programas sociais.
PROFESSOR II - ARTES
DIDÁTICA – 1. Fundamentos da Didática. História e Evolução da Didática: Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Dewey). Evolução das práticas didáticas ao longo do tempo. Didática no contexto contemporâneo: desafios e tendências. Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Legislação educacional brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE). Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. 2. Teorias de Aprendizagem. Comportamentalismo: Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner). Aplicações do comportamentalismo na sala de aula. Cognitivismo: Teoria do processamento da informação. Aprendizagem significativa (Ausubel). Desenvolvimento cognitivo (Piaget). Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Zona de desenvolvimento proximal e mediação (Vygotsky). Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Aprendizagem experiencial (Rogers). Educação personalizada e centrada no aluno. Construtivismo: Teorias de Piaget e Vygotsky. Aprendizagem ativa e construção do conhecimento. Papel do educador como mediador. 3. Planejamento e Organização do Ensino. Planejamento Educacional: Conceitos de planejamento de ensino: importância e tipos. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Projetos pedagógicos: desenvolvimento, implementação e avaliação. Planejamento participativo e colaborativo. Currículo Escolar: Concepções de currículo: tradicional, crítico, integrado. Organização e desenvolvimento curricular. Interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): princípios, competências gerais e específicas, eixos estruturantes. 4. Metodologias e Técnicas de Ensino. Métodos Tradicionais de Ensino: Aula expositiva: características, vantagens e limitações. Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais na educação: lousa digital, aplicativos educacionais, plataformas de ensino a distância. Educação a distância (EaD): modalidades, ferramentas e desafios. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. 5. Avaliação da Aprendizagem. Concepções de Avaliação: Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Avaliação mediadora e participativa. Critérios e instrumentos de avaliação. Técnicas e Instrumentos de Avaliação: Provas e testes: elaboração, aplicação e análise. Avaliação por portfólio. Autoavaliação e avaliação entre pares. Rubricas e matrizes de avaliação. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. 6. Gestão da Sala de Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a participação ativa dos alunos. 7. Inclusão e Diversidade na Educação. Educação Inclusiva: Conceitos e princípios da educação inclusiva. Políticas públicas e legislação sobre inclusão escolar. Práticas pedagógicas inclusivas: adaptação curricular, recursos de acessibilidade. Educação para a Diversidade: Educação étnico-racial. Gênero e sexualidade na educação. Educação para alunos com necessidades especiais e altas habilidades. Equidade na Educação: Estratégias para promover a equidade. Políticas de ações afirmativas. Desafios e soluções para uma educação equitativa. 8. Psicopedagogia na Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Funções executivas e seu impacto na aprendizagem. Estratégias para desenvolvimento de habilidades cognitivas. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. 10. Legislação e Políticas Educacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Princípios e diretrizes da LDB. Estrutura e organização da educação brasileira. Direitos e deveres dos profissionais da educação e dos estudantes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Princípios e objetivos da BNCC. Competências gerais e específicas. Implementação e impactos da BNCC no currículo escolar. Planos Nacionais e Regionais de Educação: Plano Nacional de Educação (PNE): metas e estratégias. Planos Municipais e Estaduais de Educação. Políticas de financiamento e gestão da educação. 11. Pesquisa em Didática. Metodologia de Pesquisa Educacional: Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, mista. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Pesquisa-Ação: Conceito e características da pesquisa-ação. Aplicação da pesquisa-ação na prática docente. Benefícios e desafios da pesquisa-ação. Publicação e Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de resultados em eventos acadêmicos. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. 12. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1. FUNDAMENTOS TEÓRICO-PEDAGÓGICOS DO ENSINO DE ARTE: Arte como área do conhecimento: dimensões estética, histórica, cultural e sensível; A arte como linguagem e forma de expressão e comunicação; Abordagens contemporâneas para o ensino de Arte na Educação Básica; A importância da Arte na formação integral do sujeito: percepção, imaginação, crítica, autoria e sensibilidade; O ensino de Arte e suas contribuições para a cidadania e o desenvolvimento humano 2. BASES LEGAIS E DOCUMENTOS ORIENTADORES: Constituição Federal de 1988 (Art. 205 a 214): educação, cultura e arte como direitos sociais; Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): artigos sobre o ensino de Arte; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Arte; Base Nacional Comum Curricular (BNCC): competências gerais e específicas da área de Arte para o Ensino Fundamental; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): direito à cultura e ao acesso às manifestações artísticas; Plano Nacional de Educação (PNE) e os Planos Municipais de Educação; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Arte; Diretrizes da Educação em Direitos Humanos e da Educação das Relações Étnico-Raciais. 3. LINGUAGENS ARTÍSTICAS E SUAS INTERAÇÕES: Artes Visuais: desenho, pintura, colagem, escultura, fotografia, vídeo, instalações e arte digital; Música: percepção musical, ritmo, melodia, timbre, forma, composição e apreciação musical; Teatro: improvisação, jogo teatral, criação de personagens, expressão corporal e vocal, montagem cênica; Dança: elementos do movimento, ritmos brasileiros, danças populares e folclóricas, composição coreográfica; Inter-relações entre as linguagens artísticas e projetos integradores; Arte e tecnologias: uso pedagógico de mídias, recursos audiovisuais e digitais. 4. HISTÓRIA DA ARTE E DIVERSIDADE CULTURAL: Manifestações artísticas ao longo da história: da Arte Rupestre à Arte Contemporânea; Principais movimentos artísticos e seus representantes no Brasil e no mundo; Arte indígena, afro-brasileira, popular, regional e urbana; Cultura e identidade: o papel da arte na valorização das culturas locais; Patrimônio cultural brasileiro e pernambucano: material, imaterial e ambiental; Festas populares, música regional, literatura de cordel, artesanato e tradições do povo pernambucano. 5. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ARTE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: Planejamento de ensino em Arte: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação; Avaliação processual e diagnóstica no ensino de Arte; Sequências didáticas, projetos temáticos e interdisciplinares; Oficinas e práticas integradas em Arte; Didática da Arte com enfoque na experimentação, apreciação e criação; Ensino de Arte para turmas multisseriadas e inclusivas; A Arte como instrumento de inclusão, acolhimento e valorização das diferenças; Propostas pedagógicas de Arte para o contexto escolar rural e urbanos. 6. ASPECTOS LOCAIS E REGIONAIS APLICADOS AO ENSINO DE ARTE: Cultura pernambucana: frevo, maracatu, caboclinhos, ciranda, mamulengo, cavalo-marinho, cocos e danças populares; Manifestação artística e patrimônio cultural no contexto local; Artistas pernambucanos: Ariano Suassuna, Mestre Salustiano, Francisco Brennand, Lula Cardoso Ayres, João Câmara, Lia de Itamaracá, entre outros; Festivais de cultura e arte da região; Interculturalidade e identidade cultural no ensino de Arte em Pernambuco.
PROFESSOR II - EDUCAÇÃO FÍSICA
DIDÁTICA – 1. Fundamentos da Didática. História e Evolução da Didática: Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Dewey). Evolução das práticas didáticas ao longo do tempo. Didática no contexto contemporâneo: desafios e tendências. Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Legislação educacional brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE). Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. 2. Teorias de Aprendizagem. Comportamentalismo: Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner). Aplicações do comportamentalismo na sala de aula. Cognitivismo: Teoria do processamento da informação. Aprendizagem significativa (Ausubel). Desenvolvimento cognitivo (Piaget). Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Zona de desenvolvimento proximal e mediação (Vygotsky). Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Aprendizagem experiencial (Rogers). Educação personalizada e centrada no aluno. Construtivismo: Teorias de Piaget e Vygotsky. Aprendizagem ativa e construção do conhecimento. Papel do educador como mediador. 3. Planejamento e Organização do Ensino. Planejamento Educacional: Conceitos de planejamento de ensino: importância e tipos. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Projetos pedagógicos: desenvolvimento, implementação e avaliação. Planejamento participativo e colaborativo. Currículo Escolar: Concepções de currículo: tradicional, crítico, integrado. Organização e desenvolvimento curricular. Interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): princípios, competências gerais e específicas, eixos estruturantes. 4. Metodologias e Técnicas de Ensino. Métodos Tradicionais de Ensino: Aula expositiva: características, vantagens e limitações. Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais na educação: lousa digital, aplicativos educacionais, plataformas de ensino a distância. Educação a distância (EaD): modalidades, ferramentas e desafios. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. 5. Avaliação da Aprendizagem. Concepções de Avaliação: Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Avaliação mediadora e participativa. Critérios e instrumentos de avaliação. Técnicas e Instrumentos de Avaliação: Provas e testes: elaboração, aplicação e análise. Avaliação por portfólio. Autoavaliação e avaliação entre pares. Rubricas e matrizes de avaliação. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. 6. Gestão da Sala de Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a participação ativa dos alunos. 7. Inclusão e Diversidade na Educação. Educação Inclusiva: Conceitos e princípios da educação inclusiva. Políticas públicas e legislação sobre inclusão escolar. Práticas pedagógicas inclusivas: adaptação curricular, recursos de acessibilidade. Educação para a Diversidade: Educação étnico-racial. Gênero e sexualidade na educação. Educação para alunos com necessidades especiais e altas habilidades. Equidade na Educação: Estratégias para promover a equidade. Políticas de ações afirmativas. Desafios e soluções para uma educação equitativa. 8. Psicopedagogia na Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Funções executivas e seu impacto na aprendizagem. Estratégias para desenvolvimento de habilidades cognitivas. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. 10. Legislação e Políticas Educacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Princípios e diretrizes da LDB. Estrutura e organização da educação brasileira. Direitos e deveres dos profissionais da educação e dos estudantes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Princípios e objetivos da BNCC. Competências gerais e específicas. Implementação e impactos da BNCC no currículo escolar. Planos Nacionais e Regionais de Educação: Plano Nacional de Educação (PNE): metas e estratégias. Planos Municipais e Estaduais de Educação. Políticas de financiamento e gestão da educação. 11. Pesquisa em Didática. Metodologia de Pesquisa Educacional: Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, mista. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Pesquisa-Ação: Conceito e características da pesquisa-ação. Aplicação da pesquisa-ação na prática docente. Benefícios e desafios da pesquisa-ação. Publicação e Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de resultados em eventos acadêmicos. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. 12. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1. Fundamentos da Educação Física. História e Evolução da Educação Física: Origem e desenvolvimento da educação física no Brasil e no mundo. Principais marcos históricos e legislações. Pioneiros da educação física e suas contribuições. Princípios Éticos e Legais: Código de Ética do Profissional de Educação Física. Legislação e regulamentação da profissão (Lei nº 9.696/1998). Direitos e deveres dos profissionais de educação física. Bioética aplicada à educação física. 2. Anatomia e Fisiologia Humana. Anatomia dos Sistemas Corporais: Sistema musculoesquelético: ossos, músculos, articulações e ligamentos. Sistema cardiovascular: coração, vasos sanguíneos, circulação. Sistema respiratório: estruturas e funcionamento. Sistema nervoso: central e periférico. Sistema endócrino e reprodutor. Fisiologia dos Sistemas Corporais: Fisiologia do exercício: respostas agudas e crônicas ao exercício. Fisiologia neuromuscular: controle motor e adaptações ao treinamento. Metabolismo energético durante o exercício. Fisiologia cardiovascular e respiratória durante o exercício. 3. Cinesiologia e Biomecânica. Princípios de Cinesiologia: Estudo do movimento humano: análise de movimentos básicos e complexos. Biomecânica do movimento: forças, alavancas e equilíbrio. Análise biomecânica das atividades físicas e esportivas. Prevenção de lesões e otimização do desempenho. Cinesiologia Aplicada: Movimento funcional e avaliação cinética. Exercícios corretivos e de reabilitação. Análise da marcha e postura. 4. Metodologia do Ensino da Educação Física. Planejamento e Organização das Aulas: Planejamento anual, semestral e de unidades didáticas. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Integração de conteúdos teóricos e práticos. Metodologias de Ensino: Metodologias tradicionais e inovadoras no ensino da educação física. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem por projetos, gamificação. Abordagens críticas e inclusivas no ensino da educação física. Ensino híbrido e uso de tecnologias na educação física. 5. Didática e Pedagogia da Educação Física. Princípios Didáticos: Princípios do ensino e da aprendizagem. Estruturação de atividades didáticas. Avaliação formativa e somativa. Psicologia da Aprendizagem: Teorias da aprendizagem e sua aplicação na educação física. Motivação e engajamento dos alunos. Desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. 6. Educação Física Escolar. Currículo e Programas de Educação Física: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na educação física. Programas e projetos de educação física escolar. Educação física no ensino infantil, fundamental e médio. Inclusão e Diversidade: Educação física adaptada e inclusiva. Estratégias para a inclusão de alunos com necessidades especiais. Educação para a diversidade cultural e social. 7. Esportes e Atividades físicas. Fundamentos dos Esportes: Regras e técnicas dos principais esportes coletivos e individuais. Metodologia de ensino dos esportes. Desenvolvimento de habilidades esportivas. Atividades Físicas e Recreativas: Planejamento e organização de atividades recreativas. Jogos e brincadeiras como ferramentas de ensino. Atividades físicas de lazer e sua importância para a saúde. 8. Treinamento Desportivo. Princípios do Treinamento Desportivo: Princípios básicos do treinamento: especificidade, sobrecarga, progressão. Planejamento e periodização do treinamento. Avaliação e monitoramento do desempenho. Treinamento para Diferentes Populações: Treinamento para crianças e adolescentes. Treinamento para adultos e idosos. Treinamento para atletas de alto rendimento. 9. Saúde e Bem-Estar. Promoção da Saúde: Conceitos de saúde e bemestar. Atividade física e prevenção de doenças crônicas. Programas de promoção da saúde e qualidade de vida. Nutrição e Atividade Física: Princípios básicos de nutrição esportiva. Alimentação antes, durante e após o exercício. Suplementação alimentar e suas implicações. 10. Primeiros Socorros e Prevenção de Lesões. Primeiros Socorros: Princípios básicos de primeiros socorros. Atendimento inicial em casos de emergência. Técnicas de imobilização e transporte de vítimas. Prevenção de Lesões: Fatores de risco e prevenção de lesões. Aquecimento e alongamento. Reabilitação e retorno às atividades físicas. 11. Psicologia do Esporte e Motivação. Aspectos Psicológicos do Desempenho Esportivo: Teorias da motivação e sua aplicação no esporte. Controle emocional e desempenho esportivo. Construção de equipes e liderança. Intervenções Psicológicas: Técnicas de relaxamento e visualização. Estratégias de coping e resiliência. Apoio psicológico para atletas. 12. Tecnologia e Inovação na Educação Física. Tecnologias Aplicadas à Educação Física: Uso de aplicativos e dispositivos de monitoramento. Realidade aumentada e virtual na educação física. Ferramentas digitais para avaliação e planejamento. Inovações Pedagógicas: Educação Física 4.0: conceitos e aplicações. Metodologias híbridas e ensino a distância. Desenvolvimento de conteúdos interativos. 13. Pesquisa e Evidências Científicas em Educação Física. Metodologia de Pesquisa Científica: Tipos de estudos: qualitativo, quantitativo, misto. Elaboração e condução de projetos de pesquisa. Análise de dados e estatística aplicada à educação física. Prática Baseada em Evidências: Conceitos e importância da prática baseada em evidências. Revisões sistemáticas e meta-análises. Implementação de evidências na prática educativa e esportiva. 14. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador Físico. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador Físico: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.
PROFESSOR II - GEOGRAFIA.
DIDÁTICA – 1. Fundamentos da Didática. História e Evolução da Didática: Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Dewey). Evolução das práticas didáticas ao longo do tempo. Didática no contexto contemporâneo: desafios e tendências. Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Legislação educacional brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE). Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. 2. Teorias de Aprendizagem. Comportamentalismo: Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner). Aplicações do comportamentalismo na sala de aula. Cognitivismo: Teoria do processamento da informação. Aprendizagem significativa (Ausubel). Desenvolvimento cognitivo (Piaget). Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Zona de desenvolvimento proximal e mediação (Vygotsky). Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Aprendizagem experiencial (Rogers). Educação personalizada e centrada no aluno. Construtivismo: Teorias de Piaget e Vygotsky. Aprendizagem ativa e construção do conhecimento. Papel do educador como mediador. 3. Planejamento e Organização do Ensino. Planejamento Educacional: Conceitos de planejamento de ensino: importância e tipos. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Projetos pedagógicos: desenvolvimento, implementação e avaliação. Planejamento participativo e colaborativo. Currículo Escolar: Concepções de currículo: tradicional, crítico, integrado. Organização e desenvolvimento curricular. Interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): princípios, competências gerais e específicas, eixos estruturantes. 4. Metodologias e Técnicas de Ensino. Métodos Tradicionais de Ensino: Aula expositiva: características, vantagens e limitações. Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais na educação: lousa digital, aplicativos educacionais, plataformas de ensino a distância. Educação a distância (EaD): modalidades, ferramentas e desafios. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. 5. Avaliação da Aprendizagem. Concepções de Avaliação: Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Avaliação mediadora e participativa. Critérios e instrumentos de avaliação. Técnicas e Instrumentos de Avaliação: Provas e testes: elaboração, aplicação e análise. Avaliação por portfólio. Autoavaliação e avaliação entre pares. Rubricas e matrizes de avaliação. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. 6. Gestão da Sala de Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a participação ativa dos alunos. 7. Inclusão e Diversidade na Educação. Educação Inclusiva: Conceitos e princípios da educação inclusiva. Políticas públicas e legislação sobre inclusão escolar. Práticas pedagógicas inclusivas: adaptação curricular, recursos de acessibilidade. Educação para a Diversidade: Educação étnico-racial. Gênero e sexualidade na educação. Educação para alunos com necessidades especiais e altas habilidades. Equidade na Educação: Estratégias para promover a equidade. Políticas de ações afirmativas. Desafios e soluções para uma educação equitativa. 8. Psicopedagogia na Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Funções executivas e seu impacto na aprendizagem. Estratégias para desenvolvimento de habilidades cognitivas. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. 10. Legislação e Políticas Educacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Princípios e diretrizes da LDB. Estrutura e organização da educação brasileira. Direitos e deveres dos profissionais da educação e dos estudantes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Princípios e objetivos da BNCC. Competências gerais e específicas. Implementação e impactos da BNCC no currículo escolar. Planos Nacionais e Regionais de Educação: Plano Nacional de Educação (PNE): metas e estratégias. Planos Municipais e Estaduais de Educação. Políticas de financiamento e gestão da educação. 11. Pesquisa em Didática. Metodologia de Pesquisa Educacional: Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, mista. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Pesquisa-Ação: Conceito e características da pesquisa-ação. Aplicação da pesquisa-ação na prática docente. Benefícios e desafios da pesquisa-ação. Publicação e Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de resultados em eventos acadêmicos. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. 12. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1. Fundamentos da Geografia: Conceitos Básicos de Geografia: Espaço geográfico, território, paisagem, lugar, região. Geografia Física: Climatologia, geomorfologia, hidrografia, biogeografia, pedologia, ecossistemas. Geografia Humana: População, urbanização, migrações, geografia econômica, geografia política. 2. Geografia Física: Climatologia: Elementos e fatores do clima, classificação climática, mudanças climáticas e suas consequências, fenômenos meteorológicos. Geomorfologia: Estrutura geológica da Terra, processos erosivos, tectônica de placas, relevo terrestre e suas formas. Hidrografia: Ciclo hidrológico, rios, lagos, aquíferos, oceanos, gestão e conservação dos recursos hídricos. Biogeografia: Distribuição das espécies vegetais e animais, biomas terrestres, conservação da biodiversidade. Pedologia: Tipos de solos, formação e características dos solos, uso e conservação dos solos. 3. Geografia Humana: Demografia: Dinâmica populacional, distribuição da população, taxas de natalidade e mortalidade, pirâmides etárias, crescimento populacional. Urbanização: Processos de urbanização, metropolização, segregação socioespacial, problemas urbanos, cidades globais. Geografia Econômica: Setores da economia (primário, secundário, terciário), globalização, blocos econômicos, comércio internacional, desenvolvimento econômico e desigualdades regionais. Geografia Política: Estados, nações, fronteiras, conflitos geopolíticos, regionalismo, organizações internacionais. Geografia Agrária: Estrutura fundiária, sistemas agrícolas, agroindústria, impactos ambientais da agricultura, reforma agrária. 4. Geografia do Brasil: Formação Territorial: História da ocupação e exploração do território brasileiro, fronteiras, regionalização. Geografia Física do Brasil: Relevo, hidrografia, clima, vegetação, solos, biomas brasileiros. População Brasileira: Crescimento e distribuição populacional, migrações internas, urbanização, questões de desigualdade e exclusão social. Economia Brasileira: Setores produtivos, agronegócio, industrialização, comércio interno e externo, economia regional. Geopolítica Brasileira: Relações internacionais, integração regional (Mercosul, BRICS), política externa. 5. Cartografia: Princípios de Cartografia: Escalas, projeções cartográficas, tipos de mapas, leitura e interpretação de mapas. Sensoriamento Remoto: Imagens de satélite, interpretação e análise de imagens, uso de drones e outras tecnologias para o mapeamento. Geoprocessamento: Sistemas de Informação Geográfica (SIG), análise espacial, elaboração e interpretação de mapas temáticos. 6. Geografia e Meio Ambiente: Impactos Ambientais: Desmatamento, poluição, mudanças climáticas, desertificação, degradação dos solos, perda da biodiversidade. Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável: Conceitos e práticas, Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Gestão Ambiental: Políticas de preservação, conservação ambiental, legislação ambiental, manejo sustentável dos recursos naturais. 7. Geopolítica: Teorias Geopolíticas: Teorias clássicas (Ratzel, Mackinder, Spykman), novas geopolíticas, geopolítica das regiões estratégicas. Conflitos Internacionais: Causas e consequências de conflitos armados, papel das potências mundiais, conflitos por recursos naturais. Globalização: Impactos da globalização no espaço geográfico, fluxos econômicos, culturais e informacionais, desglobalização e nacionalismos emergentes. 8. Ensino de Geografia: Didática da Geografia: Métodos e estratégias de ensino, uso de recursos didáticos, tecnologias educacionais no ensino de geografia. Planejamento e Avaliação: Planejamento de aulas e projetos, elaboração de materiais didáticos, avaliação do aprendizado em geografia. Educação Ambiental: Inclusão da educação ambiental no ensino de geografia, conscientização sobre questões ambientais, atividades práticas e projetos de campo. 9. Geografia Cultural: Identidade e Cultura: Diferenças culturais, geografia das religiões, diversidade cultural e espaço geográfico. Geografia da Linguagem: Distribuição das línguas, contato linguístico, política linguística, influência da língua na organização espacial. Geografia da Música e Arte: Expressões culturais e seu espaço geográfico, impacto cultural da globalização, manifestações artísticas locais e globais. 10. Tecnologias em Geografia: Uso de Tecnologias Digitais: Aplicação de ferramentas digitais no ensino de geografia, softwares de geoprocessamento, ferramentas de simulação e análise espacial. Realidade Aumentada e Virtual na Geografia: Uso de RA e RV no ensino, exploração de ambientes virtuais para o estudo geográfico. Big Data e Análise Espacial: Aplicação de big data na geografia, análise de grandes volumes de dados espaciais, interpretação de padrões e tendências geográficas.
PROFESSOR II - HISTÓRIA.
DIDÁTICA – 1. Fundamentos da Didática. História e Evolução da Didática: Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Dewey). Evolução das práticas didáticas ao longo do tempo. Didática no contexto contemporâneo: desafios e tendências. Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Legislação educacional brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE). Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. 2. Teorias de Aprendizagem. Comportamentalismo: Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner). Aplicações do comportamentalismo na sala de aula. Cognitivismo: Teoria do processamento da informação. Aprendizagem significativa (Ausubel). Desenvolvimento cognitivo (Piaget). Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Zona de desenvolvimento proximal e mediação (Vygotsky). Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Aprendizagem experiencial (Rogers). Educação personalizada e centrada no aluno. Construtivismo: Teorias de Piaget e Vygotsky. Aprendizagem ativa e construção do conhecimento. Papel do educador como mediador. 3. Planejamento e Organização do Ensino. Planejamento Educacional: Conceitos de planejamento de ensino: importância e tipos. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Projetos pedagógicos: desenvolvimento, implementação e avaliação. Planejamento participativo e colaborativo. Currículo Escolar: Concepções de currículo: tradicional, crítico, integrado. Organização e desenvolvimento curricular. Interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): princípios, competências gerais e específicas, eixos estruturantes. 4. Metodologias e Técnicas de Ensino. Métodos Tradicionais de Ensino: Aula expositiva: características, vantagens e limitações. Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais na educação: lousa digital, aplicativos educacionais, plataformas de ensino a distância. Educação a distância (EaD): modalidades, ferramentas e desafios. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. 5. Avaliação da Aprendizagem. Concepções de Avaliação: Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Avaliação mediadora e participativa. Critérios e instrumentos de avaliação. Técnicas e Instrumentos de Avaliação: Provas e testes: elaboração, aplicação e análise. Avaliação por portfólio. Autoavaliação e avaliação entre pares. Rubricas e matrizes de avaliação. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. 6. Gestão da Sala de Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a participação ativa dos alunos. 7. Inclusão e Diversidade na Educação. Educação Inclusiva: Conceitos e princípios da educação inclusiva. Políticas públicas e legislação sobre inclusão escolar. Práticas pedagógicas inclusivas: adaptação curricular, recursos de acessibilidade. Educação para a Diversidade: Educação étnico-racial. Gênero e sexualidade na educação. Educação para alunos com necessidades especiais e altas habilidades. Equidade na Educação: Estratégias para promover a equidade. Políticas de ações afirmativas. Desafios e soluções para uma educação equitativa. 8. Psicopedagogia na Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Funções executivas e seu impacto na aprendizagem. Estratégias para desenvolvimento de habilidades cognitivas. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. 10. Legislação e Políticas Educacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Princípios e diretrizes da LDB. Estrutura e organização da educação brasileira. Direitos e deveres dos profissionais da educação e dos estudantes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Princípios e objetivos da BNCC. Competências gerais e específicas. Implementação e impactos da BNCC no currículo escolar. Planos Nacionais e Regionais de Educação: Plano Nacional de Educação (PNE): metas e estratégias. Planos Municipais e Estaduais de Educação. Políticas de financiamento e gestão da educação. 11. Pesquisa em Didática. Metodologia de Pesquisa Educacional: Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, mista. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Pesquisa-Ação: Conceito e características da pesquisa-ação. Aplicação da pesquisa-ação na prática docente. Benefícios e desafios da pesquisa-ação. Publicação e Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de resultados em eventos acadêmicos. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. 12. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1. História Geral: Antiguidade: Mesopotâmia: Surgimento das primeiras civilizações, escrita cuneiforme, códigos de leis (Código de Hamurabi), religião politeísta, zigurates. Egito Antigo: Faraonismo, construção das pirâmides, escrita hieroglífica, organização social, economia agrária baseada no Nilo. Grécia Antiga: Cidades-estado (Atenas e Esparta), democracia ateniense, guerras médicas e peloponésicas, mitologia grega, filosofia (Sócrates, Platão, Aristóteles). Roma Antiga: Monarquia, República e Império, direito romano, expansão territorial, pax romana, queda do Império Romano do Ocidente. Idade Média: Feudalismo: Estrutura social (senhores, vassalos, servos), economia agrária, relações de suserania e vassalagem, papel da Igreja. Expansão do Cristianismo: Formação da Igreja Católica, monasticismo, Cruzadas, Cisma do Oriente, Inquisição. Império Bizantino: Justiniano e Teodora, Código de Justiniano, Igreja Ortodoxa, Queda de Constantinopla em 1453. Islamismo: Vida de Maomé, expansão islâmica, Califados, contribuições culturais e científicas (matemática, medicina, astronomia). Idade Moderna: Renascimento: Humanismo, arte renascentista (Leonardo da Vinci, Michelangelo), ciências, redescoberta dos clássicos. Reforma e Contrarreforma: Martinho Lutero e as 95 Teses, Protestantismo, Concílio de Trento, Inquisição e jesuítas. Absolutismo: Teorias absolutistas (Bodin, Hobbes), reis absolutistas (Luís XIV na França, Henrique VIII na Inglaterra). Grandes Navegações: Descobrimentos portugueses e espanhóis, Tratado de Tordesilhas, colonização das Américas, impactos na economia global. Idade Contemporânea: Revolução Francesa: Causas, fases (Monarquia Constitucional, República, Diretório), Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, Napoleão Bonaparte. Revolução Industrial: Mudanças tecnológicas, impactos sociais e econômicos, urbanização, formação do proletariado. Imperialismo: Corrida colonial na África e Ásia, conflitos imperialistas, a Conferência de Berlim. Primeira e Segunda Guerras Mundiais: Causas, principais batalhas, Tratado de Versalhes, Holocausto, ascensão e queda do Nazismo e Fascismo. Guerra Fria: Doutrina Truman, Plano Marshall, corrida armamentista, Revolução Chinesa, conflitos regionais (Vietnã, Coreia), queda do Muro de Berlim. Globalização: Neoliberalismo, avanços tecnológicos, mudanças culturais, conflitos contemporâneos, impacto ambiental. 2. História do Brasil: Período Colonial: Capitanias Hereditárias e Governo-Geral: Sistema de capitanias, dificuldades e fracassos, administração centralizada com os Governadores-Gerais. Economia do Açúcar: Plantation, mão de obra escrava, exportação para a Europa, crise do açúcar. Invasões Estrangeiras: Holandeses no Nordeste, ocupação de Pernambuco, Batalha dos Guararapes, expulsão dos holandeses. Mineração no Brasil: Ciclo do ouro em Minas Gerais, sociedade mineradora, desenvolvimento das vilas, impacto na economia colonial. Período Imperial: Independência do Brasil: Crise do sistema colonial, vinda da família real, Cortes de Lisboa, Dia do Fico, Proclamação da Independência em 1822. Primeiro Reinado: Constituição de 1824, centralismo de D. Pedro I, Confederação do Equador, Abdicação em 1831. Regência e Segundo Reinado: Período regencial, Revoltas regenciais (Cabanagem, Balaiada, Farroupilha), consolidação do Império, economia cafeeira, Guerra do Paraguai, Abolição da Escravatura. Proclamação da República: Crise do Império, movimentos republicanos, atuação do Exército, Proclamação da República em 1889. Período Republicano: Primeira República: Política dos Governadores, coronelismo, revoltas (Canudos, Contestado), industrialização incipiente. Era Vargas: Revolução de 1930, Estado Novo, política trabalhista, industrialização, políticas sociais. Ditadura Militar: Golpe de 1964, AI-5, Milagre Econômico, repressão política, movimentos de resistência, abertura política. Redemocratização: Crise do regime militar, Diretas Já, Constituição de 1988, eleição de Fernando Collor, Plano Real, governo Lula e Dilma, impeachment de Dilma Rousseff. 3. Historiografia e Teoria da História: Positivismo: Fundamentos do positivismo histórico, foco em fatos e documentos, Auguste Comte, Crítica ao positivismo. Marxismo: Materialismo histórico, luta de classes, modos de produção, historiadores marxistas (Eric Hobsbawm, E.P. Thompson). Escola dos Annales: História das mentalidades, longa duração, interdisciplinaridade, Fernand Braudel, Marc Bloch. Nova História: História vista de baixo, foco no cotidiano, novas abordagens culturais e sociais, micro-história (Carlo Ginzburg). História Cultural: Impacto da cultura na história, análise de representações, rituais, símbolos, e práticas culturais. História e Memória: Diferenças entre história e memória, construção de identidades coletivas, memória e trauma. 4. História da América: Civilizações Pré-Colombianas: Organização política e social dos Maias, Astecas e Incas, religião, arquitetura, agricultura. Conquista e Colonização: Impacto da chegada dos europeus, destruição de civilizações, sistemas de encomienda e mita, resistência indígena. Independências: Influências das Revoluções Americana e Francesa, líderes da independência (Simón Bolívar, José de San Martín), guerras de independência. Formação dos Estados Nacionais: Criação das nações latino-americanas, caudilhismo, imperialismo e intervenções dos EUA na América Latina. 5. História da África e da Ásia: História da África: Comércio transaariano, Reinos da África Ocidental (Gana, Mali, Songai), impactos do tráfico de escravos, colonialismo europeu e independências. História da Ásia: Expansão dos Impérios Chineses (Dinastia Ming e Qing), Revolução Chinesa de 1949, modernização do Japão (Era Meiji), descolonização da Índia, conflitos contemporâneos (Coreia, Vietnã). 6. História Cultural: Movimentos Culturais e Artísticos: Renascimento e humanismo, Iluminismo e seus impactos culturais, Revolução Industrial e a cultura do trabalho, Modernismo e Pós-modernismo, cultura de massa no século XX. Patrimônio Histórico: Conceitos de patrimônio material e imaterial, tombamento de bens culturais, conservação e restauração, museologia. Cultura Popular e Erudita: Diferenças e interações entre cultura popular e cultura erudita, folclore, manifestações culturais regionais. 7. História das Ideias e das Instituições: Pensamento Político: Análise das ideias de pensadores como Platão, Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Montesquieu, Marx, Gramsci, Foucault. Sistemas de Governo: Evolução das monarquias absolutas, surgimento das repúblicas, parlamentarismo e presidencialismo, democracia e autoritarismo. Movimentos Sociais e Ideológicos: Socialismo utópico e científico, anarquismo, feminismo (primeira, segunda e terceira ondas), movimento pelos direitos civis, ambientalismo. 8. Educação Histórica: Metodologia do Ensino de História: Abordagens didáticas (ensino por competências, ensino por investigação), uso de tecnologias na sala de aula, estratégias para estimular o pensamento crítico. Avaliação em História: Métodos de avaliação formativa e somativa, elaboração de questões discursivas e objetivas, uso de portfólios e projetos. História Local e Regional: Importância de incluir a história local no currículo, métodos de pesquisa e ensino de história regional, conexão entre história local e nacional. 9. História Econômica: Sistemas Econômicos ao Longo da História: Impactos do feudalismo na Europa medieval, transição para o capitalismo, impacto do mercantilismo, economias coloniais. História do Trabalho: Evolução das relações de trabalho, sindicalismo, legislação trabalhista, mudanças no mundo do trabalho no século XXI. Pensamento Econômico: Análise de economistas e suas influências (Adam Smith, Ricardo, Keynes, Friedman, Marx), impacto das ideias econômicas na política e sociedade. 10. História das Relações Internacionais: Surgimento dos Estados Nacionais na Europa: Impactos do Tratado de Vestfália, formação das nações europeias, unificações italiana e alemã. Conflitos Internacionais: Análise de conflitos como as Guerras Napoleônicas, Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Guerra Fria, conflitos no Oriente Médio. Organizações Internacionais e Governança Global: História da Liga das Nações, ONU, OTAN, acordos econômicos internacionais (Bretton Woods, OMC), papel das organizações na solução de conflitos e promoção da paz.
PROFESSOR II – LÍNGUA PORTUGUESA.
DIDÁTICA – 1. Fundamentos da Didática. História e Evolução da Didática: Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Dewey). Evolução das práticas didáticas ao longo do tempo. Didática no contexto contemporâneo: desafios e tendências. Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Legislação educacional brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE). Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. 2. Teorias de Aprendizagem. Comportamentalismo: Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner). Aplicações do comportamentalismo na sala de aula. Cognitivismo: Teoria do processamento da informação. Aprendizagem significativa (Ausubel). Desenvolvimento cognitivo (Piaget). Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Zona de desenvolvimento proximal e mediação (Vygotsky). Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Aprendizagem experiencial (Rogers). Educação personalizada e centrada no aluno. Construtivismo: Teorias de Piaget e Vygotsky. Aprendizagem ativa e construção do conhecimento. Papel do educador como mediador. 3. Planejamento e Organização do Ensino. Planejamento Educacional: Conceitos de planejamento de ensino: importância e tipos. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Projetos pedagógicos: desenvolvimento, implementação e avaliação. Planejamento participativo e colaborativo. Currículo Escolar: Concepções de currículo: tradicional, crítico, integrado. Organização e desenvolvimento curricular. Interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): princípios, competências gerais e específicas, eixos estruturantes. 4. Metodologias e Técnicas de Ensino. Métodos Tradicionais de Ensino: Aula expositiva: características, vantagens e limitações. Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais na educação: lousa digital, aplicativos educacionais, plataformas de ensino a distância. Educação a distância (EaD): modalidades, ferramentas e desafios. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. 5. Avaliação da Aprendizagem. Concepções de Avaliação: Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Avaliação mediadora e participativa. Critérios e instrumentos de avaliação. Técnicas e Instrumentos de Avaliação: Provas e testes: elaboração, aplicação e análise. Avaliação por portfólio. Autoavaliação e avaliação entre pares. Rubricas e matrizes de avaliação. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. 6. Gestão da Sala de Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a participação ativa dos alunos. 7. Inclusão e Diversidade na Educação. Educação Inclusiva: Conceitos e princípios da educação inclusiva. Políticas públicas e legislação sobre inclusão escolar. Práticas pedagógicas inclusivas: adaptação curricular, recursos de acessibilidade. Educação para a Diversidade: Educação étnico-racial. Gênero e sexualidade na educação. Educação para alunos com necessidades especiais e altas habilidades. Equidade na Educação: Estratégias para promover a equidade. Políticas de ações afirmativas. Desafios e soluções para uma educação equitativa. 8. Psicopedagogia na Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Funções executivas e seu impacto na aprendizagem. Estratégias para desenvolvimento de habilidades cognitivas. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. 10. Legislação e Políticas Educacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Princípios e diretrizes da LDB. Estrutura e organização da educação brasileira. Direitos e deveres dos profissionais da educação e dos estudantes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Princípios e objetivos da BNCC. Competências gerais e específicas. Implementação e impactos da BNCC no currículo escolar. Planos Nacionais e Regionais de Educação: Plano Nacional de Educação (PNE): metas e estratégias. Planos Municipais e Estaduais de Educação. Políticas de financiamento e gestão da educação. 11. Pesquisa em Didática. Metodologia de Pesquisa Educacional: Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, mista. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Pesquisa-Ação: Conceito e características da pesquisa-ação. Aplicação da pesquisa-ação na prática docente. Benefícios e desafios da pesquisa-ação. Publicação e Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de resultados em eventos acadêmicos. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. 12. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Concepções de linguagem e ensino: Perspectivas da linguagem (estruturalista, sociolinguística, enunciativa). Concepções de leitura e escrita: decodificação, interação, construção de sentido. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Competências gerais e específicas da área de Linguagens. Eixos organizadores: oralidade, leitura, escrita, análise linguística/semiótica. Práticas de linguagem e campos de atuação. Literatura no contexto escolar: Leitura literária e formação do leitor. Literatura infantil e juvenil. Literatura regional nordestina (Ariano Suassuna, João Cabral, cordel). Didatização do texto literário. Literatura e valores: ética, identidade, diversidade. Análise linguística como prática pedagógica: Gramática normativa, descritiva e reflexiva. Ensino de gramática no contexto do uso. Variação linguística e ensino da norma-padrão. Produção de texto: Processos de escrita: planejamento, textualização, revisão e reescrita. Estratégias de ensino da produção textual. Gêneros digitais e multiletramentos. Avaliação em Língua Portuguesa: Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Critérios de avaliação da leitura, oralidade e produção textual. Matriz do SAEB e do ENEM. Metodologias de ensino: Abordagens construtivistas, sociointeracionistas e projetivas. Sequências didáticas e projetos de letramento. Tecnologias digitais na prática de leitura e escrita.
PROFESSOR II - MATEMÁTICA.
DIDÁTICA – 1. Fundamentos da Didática. História e Evolução da Didática: Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Dewey). Evolução das práticas didáticas ao longo do tempo. Didática no contexto contemporâneo: desafios e tendências. Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Legislação educacional brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE). Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. 2. Teorias de Aprendizagem. Comportamentalismo: Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner). Aplicações do comportamentalismo na sala de aula. Cognitivismo: Teoria do processamento da informação. Aprendizagem significativa (Ausubel). Desenvolvimento cognitivo (Piaget). Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Zona de desenvolvimento proximal e mediação (Vygotsky). Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Aprendizagem experiencial (Rogers). Educação personalizada e centrada no aluno. Construtivismo: Teorias de Piaget e Vygotsky. Aprendizagem ativa e construção do conhecimento. Papel do educador como mediador. 3. Planejamento e Organização do Ensino. Planejamento Educacional: Conceitos de planejamento de ensino: importância e tipos. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Projetos pedagógicos: desenvolvimento, implementação e avaliação. Planejamento participativo e colaborativo. Currículo Escolar: Concepções de currículo: tradicional, crítico, integrado. Organização e desenvolvimento curricular. Interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): princípios, competências gerais e específicas, eixos estruturantes. 4. Metodologias e Técnicas de Ensino. Métodos Tradicionais de Ensino: Aula expositiva: características, vantagens e limitações. Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais na educação: lousa digital, aplicativos educacionais, plataformas de ensino a distância. Educação a distância (EaD): modalidades, ferramentas e desafios. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. 5. Avaliação da Aprendizagem. Concepções de Avaliação: Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Avaliação mediadora e participativa. Critérios e instrumentos de avaliação. Técnicas e Instrumentos de Avaliação: Provas e testes: elaboração, aplicação e análise. Avaliação por portfólio. Autoavaliação e avaliação entre pares. Rubricas e matrizes de avaliação. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. 6. Gestão da Sala de Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a participação ativa dos alunos. 7. Inclusão e Diversidade na Educação. Educação Inclusiva: Conceitos e princípios da educação inclusiva. Políticas públicas e legislação sobre inclusão escolar. Práticas pedagógicas inclusivas: adaptação curricular, recursos de acessibilidade. Educação para a Diversidade: Educação étnico-racial. Gênero e sexualidade na educação. Educação para alunos com necessidades especiais e altas habilidades. Equidade na Educação: Estratégias para promover a equidade. Políticas de ações afirmativas. Desafios e soluções para uma educação equitativa. 8. Psicopedagogia na Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Funções executivas e seu impacto na aprendizagem. Estratégias para desenvolvimento de habilidades cognitivas. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. 10. Legislação e Políticas Educacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Princípios e diretrizes da LDB. Estrutura e organização da educação brasileira. Direitos e deveres dos profissionais da educação e dos estudantes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Princípios e objetivos da BNCC. Competências gerais e específicas. Implementação e impactos da BNCC no currículo escolar. Planos Nacionais e Regionais de Educação: Plano Nacional de Educação (PNE): metas e estratégias. Planos Municipais e Estaduais de Educação. Políticas de financiamento e gestão da educação. 11. Pesquisa em Didática. Metodologia de Pesquisa Educacional: Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, mista. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Pesquisa-Ação: Conceito e características da pesquisa-ação. Aplicação da pesquisa-ação na prática docente. Benefícios e desafios da pesquisa-ação. Publicação e Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de resultados em eventos acadêmicos. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. 12. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1. Conjuntos e Funções. 1.1. Conjuntos. Representação e relação de pertinência, inclusão e igualdade. 1.2. Operações: união, intercessão, diferença e complementar; produto cartesiano. 1.3. Definição, domínio, contradomínio, imagem e imagem inversa, gráficos, crescimento e decrescimento; função injetiva, sobrejetiva, bijetiva, par e ímpar; função composta e inversa. 1.4. Estabelecimento de leis matemáticas, a partir da observação de regularidades que expressem relações de dependência entre variáveis. 1.5. Funções: afim, modular, quadrática, exponencial, logarítmica, funções circulares, funções trigonométricas diretas e inversas. 2. Números e Operações. 2.1. Os sistemas de numeração e os conjuntos numéricos: os números naturais, os números inteiros, os números racionais e irracionais, os números reais. 2.2. Múltiplos e divisores de números inteiros, número de divisores, soma de divisores, paridade, mínimo múltiplo comum entre dois ou mais números e máximo divisor comum entre dois ou mais números. 2.3. Operações e propriedades fundamentais. Intervalos reais. Problemas envolvendo as operações básicas (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) e seus significados. 2.4. Grandezas proporcionais: proporção, regra de três, porcentagem. Médias, desigualdade entre as médias. 2.5. Equações e inequações do 1º e 2º graus. Equações polinomiais. Sistemas lineares. 2.6. Expressões algébricas: monômios e polinômios, produtos notáveis, fatoração. Binômio de Newton. 2.7. Desenvolvimento multinomial. Radicais: operações. Equações irracionais. 2.8. Sequências recursivas e não recursivas; progressões aritméticas e progressões geométricas. 2.9. Potências e equações exponenciais. Logaritmos, definição e propriedades. Equações logarítmicas. 2.10. Análise combinatória, probabilidade. 2.11. Matemática financeira: razão e proporção; porcentagem; regime de juros simples; regime de juros compostos; taxas; sistemas de amortização; descontos. 3. Espaço e forma. 3.1. Figuras geométricas planas e espaciais. Ângulos, curvas, posições relativas de retas, paralelismo e perpendicularismo. 3.2. Deslocamento de figuras num plano. Simetrias, isometrias, homotetias. 3.3. Polígonos e sólidos geométricos: conceitos, características, propriedades, semelhanças e diferenças. 3.4. Polígonos convexos. Os triângulos, quadriláteros, a circunferência, o círculo e a esfera. Figuras semelhantes ou congruentes. 3.5. Polígonos inscritos e circunscritos. 3.6. Os poliedros: relação de Euler. Pirâmide, prismas, cone, cilindro. 4. Grandezas e medidas. 4.1. Medidas de comprimento, de superfície, de capacidade, de massa e de volume. 4.2. O sistema métrico decimal. Sistema monetário brasileiro. Perímetro e área de figuras planas. 4.3. Teorema de Pitágoras. Teorema de Tales e suas consequências. Relações métricas no triângulo retângulo e em triângulos quaisquer. Relações métricas e de ângulos no círculo. 4.4. Razões trigonométricas. Relações fundamentais e suas consequências. Lei dos senos. Lei dos cossenos. Plano cartesiano. 5. Tratamento da informação. 5.1. Noções de estatística e de probabilidade: variáveis qualitativas e quantitativas, leitura e interpretação de tabelas e gráficos, distribuição de frequência, média, moda e mediana, medidas de dispersão, problema de contagem e o princípio multiplicativo (princípio fundamental da contagem). 5.2. Noções de Probabilidade: experimento, espaço amostral, evento, possibilidade ou chance de um evento, definições de probabilidade, teoremas sobre probabilidades em espaços amostrais finitos. 5.3. Raciocínio combinatório e o cálculo de probabilidade. Probabilidade condicional e independência.
Daniela Pereira de Moura - Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora
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É historiador graduado e mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), educador com experiência profissional em escolas privadas, estaduais e integral do Estado de São Paulo (E.E Neusa Maria Nazatto de Carvalho, E.E. Ulisses de Oliveira Valente, E.E Dalva Lellis Garcia do Prado, E.E Dalva Vieira Itavo e Escola Maria Peregrina). O trabalho desenvolvido nestas escolas foi pautado na Pedagogia de projetos, Inteligências múltiplas e Haptonomia, a partir de sua experiência profissional criou o método “Os 3 PI’S” cujo enfoque se dá na aproximação da relação entre educador e aluno.
Uma empresa que atua na área educacional, através da formação de profissionais do magistério e também com a preparação dos mesmos em concursos públicos da área. Entusiasta da educação e desenvolvedor do Método “A Engenharia do Acerto”, direcionado a elevar o percentual de chances de aprovação dos alunos nos concursos públicos, é também o criador do Revolução Pedagógica, curso voltado à proporcionar melhorias no trabalho dos profissionais da educação nas instituições públicas ou privadas.
Resposta: As formas de investimento das assinaturas são: à vista (no PIX, boleto bancário, cartão de crédito, transferência online) ou a prazo, dividido no cartão de crédito em até 3 vezes para o plano TRIMESTRAL; 6 vezes para o plano SEMESTRAL e 12 vezes para o plano ANUAL.
Resposta: Você terá acesso a toda plataforma, bem como todos os conteúdos e cursos nela contidos e mais a Engenharia do Acerto de acordo com o tipo de assinatura escolhido. Acesso de 3 meses para o plano TRIMESTRAL, 6 meses para o plano SEMESTRAL e 12 meses para o Plano ANUAL.
Resposta: Sim! Você poderá mandar suas dúvidas sobre os conteúdos e cursos e ter suporte técnico e pedagógico com nosso time Phronesis durante toda a sua assinatura vigente, através do WhatsApp, e-mail e no chat exclusivo da plataforma.
Resposta: Todas os encontros (aulas) do curso são gravados e várias deles acontecem AO VIVO e ficam disponíveis apenas online. Não é possível fazer o download.
Importante: Pirataria é crime de violação de direito autoral e está prevista no artigo 184, parágrafo 2° do Código Penal Brasileiro.
Resposta: Sim. Quando o seu curso é concluído, você encontrará seu certificado na sua área restrita para poder salvar em seu computador e imprimir posteriormente.
Resposta: Após a aprovação do pagamento, você receberá um e-mail e uma mensagem no seu WhatsApp dizendo que os dados que você utilizou para realizar o seu cadastro (e-mail, telefone e senha) foram desbloqueados. Por isso, é importante que você cadastre um e-mail e telefone válidos. Procure por um e-mail (inclusive no spam) enviado pela Phronesis com o título: " Seus dados de acesso ao curso chegaram!".
Resposta: Para cada conteúdo do curso, você tem à disposição:
1) Uma videoaula;
2) Um resumo em PDF do conteúdo abordado na videoaula;
3) Exercícios de concursos públicos para resolução;
4) Uma Nuvem de Palavras com as principais Keywords do conteúdo analisado;
5) Um Mapa Mental (brainstorming);
6) Exercícios gerados pela IA;
7) Videoaula da Engenharia do Acerto (disponível em alguns conteúdos).
Resposta: Sim. Todos os materiais (exceto os vídeos) você poderá salvar em seu computador e imprimi-los.