Assinatura ilimitada! Plataforma com todos os cursos e materiais disponíveis para você.
CURSO ONLINE PARA O CONCURSO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


Lilian Medeiros
A Lilian Medeiros foi aprovada no Concurso Público para Diretor de Escola do estado de SP utilizando a Engenharia do Acerto!
Veja o vídeo desse DepoimentoJúlio Cesar dos Reis
O Júlio Cesar dos Reis fez dois cursos na Phronesis, passou em 5º lugar no concurso de Diretor e disse que foi fantástica a sua experiência!
Veja o vídeo desse DepoimentoThiago Calegari
O Thiago Calegari fez o curso na Phronesis utilizando o método Engenharia do Acerto e hoje é Diretor!
Veja o vídeo desse DepoimentoRegina Olivares
A Regina Olivares fez o curso aqui na Phronesis e recomenda, pois foi um curso muito bom, que ajudou ela bastante, e recomenda a plataforma!
Veja o vídeo desse DepoimentoRegina Medes
A Regina Mendes fez dois cursos conosco e recomenda bastante, pois o ajudaram bastante na carreira de diretora dela!
Veja o vídeo desse DepoimentoMirian Magnani
A Mirian Magnani fez dois cursos em nossa plataforma e elogiou toda a didática e o método Engenharia do Acerto!
Veja o vídeo desse DepoimentoMaria Rita Fernandes
A Maria Rita Fernandes conheceu a Phronesis na internet e, com nosso método de estudos, empolgou-se e voltou a ter gosto pelos estudos!
Veja o vídeo desse DepoimentoCONHECIMENTOS COMUNS PARA TODOS OS CARGOS
Língua Portuguesa: 1. Leitura, compreensão e interpretação de textos de gêneros variados, multimodais e gêneros digitais. 2. Informações literais e inferências. 3. Norma-padrão e variações linguísticas: usos sociais da linguagem. 4. Gêneros e tipologias textuais: estruturação do texto e dos parágrafos. 5. Coesão e coerência: mecanismos linguísticos e semânticos. 6. Semântica e pragmática: construção de sentidos, conotação e denotação, polissemia, homonímia e paronímia, figuras de linguagem, elementos da comunicação e funções da linguagem. 7. Fonética, fonologia, ortografia e acentuação gráfica conforme o Acordo Ortográfico. 8. Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras, função textual dos vocábulos, classes gramaticais, tempos e modos verbais, sintaxe do período: coordenação e subordinação, nexos semânticos e sintáticos, equivalência e transformação estrutural. 9. Concordância Nominal e Verbal. 10. Regência Nominal e Verbal. 11. Crase. 12. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 13. Colocação pronominal.
Conhecimentos Pedagógicos: 1. A gestão escolar democrática e o trabalho coletivo: o professor como agente transformador. 2. Projeto educativo: fundamentos e concepções didático-pedagógicas contemporâneas em articulação com o currículo, as metodologias de ensino e os processos avaliação. 3. Educação Inclusiva: princípios, políticas públicas e práticas pedagógicas com foco na equidade. 4. Organização do tempo e do espaço na prática pedagógica: intencionalidade, acessibilidade e promoção de aprendizagens significativas. 5. Planejamento pedagógico, mediação docente e avaliação formativa: 6. Educação Ambiental e Educação para as Relações ÉtnicoRaciais e de Gênero: fundamentos legais, abordagens críticas e práticas pedagógicas interseccionais no contexto escolar. 7. O Projeto Político-Pedagógico (PPP): fundamentos, elaboração participativa, implementação e avaliação contínua à luz da gestão democrática. 8. Currículo, avaliação e práticas pedagógicas: articulação com a BNCC, o RCGEM e os direitos de aprendizagem. 9. Tendências pedagógicas contemporâneas: fundamentos e práticas das abordagens críticas, interdisciplinares, híbridas e colaborativas na educação básica. 10. Função social da escola pública: garantias legais do direito à educação, papel na redução das desigualdades sociais e na formação cidadã dos sujeitos. 11. Formação integral e competências socioemocionais: fundamentos, objetivos e implicações pedagógicas.
Legislação da Educação: 1. Constituição da República Federativa do Brasil –promulgada em 5 de outubro de 1988, Artigos 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229, e suas atualizações. 2. Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e suas atualizações. 3. Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas principais atualizações. 4. Lei Federal n.º 10.639 de 2003, Lei Federal n.º 11.645/2008 e Resolução CNE/CP n.º1/2004 Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". 5. Lei Federal n.º 10.098/2000 – Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências; 6. Lei n.º 13.005/ 2014 – Plano Nacional de Educação; 7. Resolução CNE/CP n.º 2, de 22 de dezembro de 2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular e Resolução CNE/CP n.º 4/2024 formação docente alinhada à BNCC; 8. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica – Resolução n.º 4, de 13 de julho de 2010; 9. Resolução n.º 7, de 14 de dezembro de 2010 – Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; 10. Lei n.º 14.191, de 3 de agosto de 2021 – Dispõe sobre a modalidade de Educação Bilíngue de Surdos; 11. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); 12. Lei n.º 12.764, de 27 de dezembro de 2012 – Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.; 13. Resolução n.º 04, de 02 de outubro de 2009 – Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica – Modalidade Educação Especial; 14. Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999 – Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências; 15. Resolução n.º 2, de 15 de junho de 2012 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental; 16. Resolução n.º 363, de 10 de novembro de 2021 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação Ambiental no Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul; 17. Lei n.º 13.597, de 30 de dezembro de 2010 – dá nova redação à Lei n.º 11.370, de 9 de janeiro de 2002, que dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental, cria o Programa Estadual de Educação Ambiental, e complementa a Lei Federal n.º 9.795, de 27 de abril de 1999. 18. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007); 19. Lei n.º 14.705, de 25 de junho de 2015 – Institui o Plano Estadual de Educação (PEE) do Rio Grande do Sul em cumprimento ao Plano Nacional de Educação; 20. Parecer n.º 126/2016 – Diretrizes Operacionais para a Educação em Direitos Humanos no Sistema Estadual de Ensino; 21. Cadernos Pedagógicos: Direitos Humanos em Educação – Série PDE/Programa Mais Educação (2013); 22. Resolução n.º 1, de 17 de junho de 2004 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; 23. Parecer CNE/CP n.º 16, de 05 de junho de 2012 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. 24. Parecer CEED/RS n.º 323/1999 – Institui as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para o Sistema Estadual de Ensino; 25. Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002 – Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); 26. Lei n.º 14.113, de 25 de dezembro de 2020 – Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB); 27. Resolução CEB n.º 2, de 7 de abril de 1998 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.; 28. Resolução CNE/CEB n.º 3, de 21 de novembro de 2018 – Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; 29. Resolução CEB n.º 3, de 10 de novembro de 1999 – Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas e dá outras providências; 30. Portaria MEC n.º 1.432, de 28 de dezembro de 2018 – Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. 31. Resolução n.º 365, de dezembro de 2021 – Institui normas complementares para oferta do Ensino Médio e suas modalidades no Sistema Estadual de Ensino.; 32. Resolução n.º 0361, de 3 de novembro de 2021 – Institui o Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio (RCGEM); 33. Lei n.º 6.672, de 22 de abril de 1974 – Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul; 34. Lei n.º 15.451, de 17 de fevereiro de 2020 – Altera a Lei n.º 6.672.; 35. Marco Legal da Primeira Infância – Lei nº 13.257/2016.; 36. Política Nacional de Alfabetização (PNA) – Decreto nº 9.765/2019.
LINGUAGENS (CONTEÚDOS RELATIVOS Á ÁREA DE CONHECIMENTO)
Conteúdo Programático: 1. O trabalho com competências socioemocionais no ensino: desenvolvimento da empatia, autorregulação, colaboração e pensamento crítico. 2. Aprendizagem e desenvolvimento integral: formação ética, estética, crítica e cidadã para o século XXI. 3. Educação colaborativa: integração interdisciplinar, transdisciplinaridade e articulação de saberes na Educação Básica. 4. Metodologias ativas e inovadoras no ensino de Língua Portuguesa: aprendizagem significativa, protagonismo estudantil, resolução de problemas, gamificação, sala de aula invertida. 5. Educação empreendedora e projetos integradores: articulação entre mundo do trabalho, cidadania e práticas linguísticas. 6. Inovação pedagógica e formação docente: práticas reflexivas, desenvolvimento profissional e uso de tecnologias educacionais. 7. Práticas didático-pedagógicas baseadas em evidências: mediação intencional, avaliação formativa, ensino centrado em competências e habilidades. 8. Ensino por competências e habilidades: alinhamento com a BNCC e desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. 9. Multimodalidade, multiletramentos e letramento digital: leitura e produção de textos em diferentes linguagens, plataformas e suportes.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (LETRAS/PORTUGUÊS)
Conteúdo Programático: 1. Ensino e aprendizagem da gramática: abordagem normativa, descritiva e reflexiva no contexto escolar. 2. Linguagem: uso, funções, análise; língua oral e escrita; variações linguísticas e aspectos socioculturais. 3. Compreensão, interpretação e análise crítica de textos verbais, não verbais e multimodais de gêneros variados. 4. Leitura e produção de textos em ambientes digitais: gêneros digitais e competências digitais na linguagem. 5. Tipologias e gêneros textuais: estrutura composicional, estilos e funções sociais; textualidade, coesão, coerência, informatividade e condições de produção. 6. Processos de leitura, compreensão e interpretação textual: inferência, argumentação, intertextualidade e análise linguística; o texto como objeto de descrição linguística, de análise textual e discursiva. 7. Fonética e fonologia da língua portuguesa. 8. Ortografia oficial, incluindo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 9. Morfossintaxe; Sintaxe do período: coordenação e subordinação, nexos semânticos e sintáticos, equivalência e transformação estrutural. 10. Pontuação. 11. Semântica e estilística: elementos da comunicação, funções da linguagem e figuras de linguagem. 12. Literatura brasileira: movimentos, gêneros, autores e obras representativas; leitura crítica e estética. 13. Teoria literária: categorias, escolas e gêneros literários, Narratologia, Poética, Estética e Estilística, Intertextualidade e função social da literatura. 14 A literatura na formação leitora e cidadã no Ensino Fundamental e Médio. 15. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referenciais Curriculares, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Teoria da Avaliação Escolar: competências e habilidades em Língua Portuguesa.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (LETRAS/INGLÊS)
Conteúdo Programático: 1. Compreensão e interpretação de textos escritos em língua inglesa: identificação da ideia principal e de informações específicas; inferência de informações implícitas e leitura inferencial. 2. Estratégias de leitura em língua inglesa: scanning, skimming, antecipação, inferência, dedução semântica, entre outros. 3. Gêneros discursivos e tipologias textuais em língua inglesa: estrutura, função comunicativa e uso em contextos sociais diversos. 4. Coesão e coerência textual. 5. Aspectos fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais da língua inglesa. 6. Palavras homófonas e homógrafas. 7. Vocabulário em língua inglesa: estratégias de ampliação lexical, formação de palavras, uso contextualizado, cognatos e falsos cognatos, sinônimos e antônimos e expressões idiomáticas. 8. Processos históricos da língua inglesa: evolução da língua, contato linguístico, variedades regionais e globais do inglês. 9. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente de Língua Inglesa: competências, habilidades e práticas de linguagem. 10. Língua inglesa como língua franca. 11. Teoria da avaliação escolar e práticas avaliativas em Língua Inglesa: avaliação formativa, somativa, diagnóstica e uso de instrumentos adequados para verificar aprendizagens em língua adicional. 12. Ensino de língua inglesa em contextos multiculturais e multilíngues: abordagens comunicativas, metodologias ativas, uso de tecnologias e multiletramentos. 13. Abordagens e metodologias do ensino de língua inglesa ao longo da história. 14. O ensino das quatro habilidades de forma integrada: Reading, Listening, Writing, Speaking. 15. Historiografia da literatura inglesa e norte-americana. 16. Cânones da literatura inglesa e norte-americana.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (LETRAS/ESPANHOL)
Conteúdo Programático: 1. Leitura e interpretação de textos em língua espanhola: estratégias de compreensão leitora e análise textual. 2. Gêneros discursivos e tipologias textuais na língua espanhola: identificação e produção de diferentes gêneros e tipos textuais. 3. Aspectos fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e léxico-gramaticais da língua espanhola: entonação (pronúncia). 4. Vocabulário: ampliação lexical e uso contextualizado de vocabulário. 5. Morfologia, Classes gramaticais; Estrutura e formação das palavras; Tempos verbais. Sintaxe. Semântica. Coesão nominal e verbal. 6. Políticas, história e especificidades da educação linguística em língua espanhola no Brasil. 7. Historiografia da literatura espanhola e hispano-americana: principais movimentos literários e autores representativos. 8. Cânones da literatura espanhola e hispano-americana: obras e autores Clássicos. 9. Variação, pluralidade linguístico-cultural na educação linguística em língua espanhola. 10. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Teoria da Avaliação Escolar: compreensão da BNCC e princípios da avaliação educacional. 11. Processos avaliativos no ensino-aprendizagem de língua espanhola: métodos e instrumentos de avaliação. 12 Letramentos e multiletramentos na educação linguística em língua espanhola.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (ARTES)
Conteúdo Programático: 1. Fundamentos da Arte na Educação: 1.1 Arte como conhecimento: especificidades, sentidos e funções. 1.2 A experiência estética e o processo criativo. 1.3 Concepções de ensino de Arte: tendências históricas e contemporâneas. 1.4 BNCC, DCN e Referenciais Curriculares para o componente Arte.1.5 Multiculturalismo, diversidade e inclusão nas práticas pedagógicas em Arte. 2. Linguagens das Artes na Educação Básica: 2.1 Artes Visuais: elementos e princípios da linguagem visual, leitura e produção de imagens. 2.2 Música: elementos da linguagem musical, apreciação, criação e interpretação. 2.3 Dança: corpo, movimento e expressão; práticas pedagógicas com a linguagem da dança. 2.4 Teatro: jogo teatral, improvisação, encenação e leitura dramática. 2.5 Interdisciplinaridade e abordagens integradas entre as linguagens artísticas.3. Arte, Cultura e Sociedade: 3.1 As artes e suas relações com a cultura, identidade, território e história. 3.2 Arte indígena, afrobrasileira, popular e contemporânea. 3.3 Mídias, tecnologias e cultura digital na produção e no ensino da arte. 4. Didática e Metodologias do Ensino de Arte: 4.1 Planejamento de ensino e avaliação em Arte. 4.2 Projetos pedagógicos, sequências didáticas e práticas interdisciplinares. 4.3 Jogos, brincadeiras e experimentações nas aulas de Arte. 4.4 Práticas formativas e avaliação processual no ensino de Arte. 5. História das Artes e Apreciação Estética: 5.1 Panorama histórico das artes visuais, da música, da dança e do teatro. 5.2 Correntes estéticas e movimentos artísticos ocidentais e não ocidentais. 5.3 Leitura e análise crítica de obras de arte e manifestações culturais.6. Educação, Arte e Tecnologias Digitais: 6.1 Tecnologias digitais aplicadas ao ensino das Artes. 6.2 Práticas híbridas, arte-educação e produção artística contemporânea. 6.3 Recursos digitais, plataformas e metodologias ativas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (EDUCAÇÃO FÍSICA)
Conteúdo Programático: 1. A importância do lúdico para o desenvolvimento humano. 2. Educação Física e culturas corporais. 3. O esporte e o lazer na sociedade. 4. A Educação Física, os jogos e as vertentes do Esporte. 5. Políticas públicas para esporte, recreação e lazer. 6. Atuação, competências e formação do professor. 7. Objetivos e finalidades da Educação Física Escolar. 8. Didática e Metodologia da Educação Física Escolar. 9. Elaboração e Gestão do Plano de Trabalho Docente. 10. Estratégias de Intervenção Pedagógica e Recuperação da Aprendizagem. 11. Relação Escola-Família-Comunidade na Educação Física Escolar. 12. Ética, Responsabilidade e Profissionalismo Docente na Educação Pública.
MATEMÁTICA (CONTEÚDOS RELATIVOS Á ÁREA DE CONHECIMENTO)
Conteúdo Programático: 1. A aprendizagem da matemática e suas tecnologias no processo de desenvolvimento integral dos estudantes: 1.1 Pensamento matemático e competências para a vida. 1.2 Desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e criativo. 1.3 Formação para a cidadania e letramento matemático no século XXI. 2. Educação Colaborativa no ensino de matemática e Currículo Integrado: 2 Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transversalidade no ensino de Matemática. 2.2 Projetos integradores e competências gerais da BNCC. 3. Teoria da Avaliação Escolar e a Base Nacional Comum Curricular: 3.1 Avaliação formativa e somativa no ensino da Matemática. 3.2 Matrizes de referência e descritores de competências e habilidades. 4. Competências socioemocionais e resolução de problemas: 4.1 Estratégias metacognitivas e autorregulação. 4.2 Pensamento matemático em situações de colaboração, empatia e resiliência. 5. Metodologias Ativas e Ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de Matemática e suas Tecnologias; 6. Educação Empreendedora e Matemática: 6.1 Matemática financeira, planejamento e tomada de decisão. 6.2 Projeto de vida, resolução de problemas e criatividade. 7. Inovação Pedagógica e formação de professores na área da Matemática e suas tecnologias; 8. Práticas pedagógicas e o ensino de matemática e suas tecnologias baseada em evidências: 8.1 Uso de pesquisas qualitativas e quantitativas para embasar o planejamento e a avaliação. 8.2 Estratégias pedagógicas centradas na aprendizagem efetiva. 9. Competências e habilidades no ensino da Matemática: 9.1 Planejamento com base na BNCC: progressões, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. 9.2 Diversidade de estilos de aprendizagem e personalização do ensino. 10. Educação Multimodal: 10.1 Linguagens múltiplas e representação matemática (gráficos, algoritmos, simbologias). 10.2 Ambientes virtuais, recursos audiovisuais e objetos digitais de aprendizagem.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (MATEMÁTICA)
Conteúdo Programático: 1. Conjuntos Numéricos e Operações: 1.1. Números Naturais e Inteiros: critérios de divisibilidade, números primos e compostos, decomposição em fatores primos, MDC e MMC. 1.2. Números Racionais e Reais: operações, propriedades, frações, decimais, aproximações, intervalos reais. 1.3. Notação Científica, potência de base 10. 1.4. Razões, Proporções, Regra de três e Porcentagem. 2. Álgebra e Equações: 2.1. Operações com expressões algébricas. 2.2. Produtos notáveis e fatoração. 2.3. Equações e Inequações do 1º e 2º graus. 2.4. Sistemas lineares e não lineares. 2.5. Resolução algébrica de problemas. 3. Funções: 3.1. Funções reais: domínio, imagem, zeros e comportamento gráfico. 3.2. Função afim, linear, quadrática, modular, exponencial e logarítmica. 3.3. Análise de gráficos e interpretação de coeficientes. 3.4. Composição e inversa de funções. 4. Sequências Numéricas: 4.1. PA e PG: termos gerais, soma dos n primeiros termos e propriedades. 4.2. Convergência, interpolação e progressões com aplicações. 5. Trigonometria: 5.1. Arcos e ângulos: medidas em graus e radianos. 5.2. Razões trigonométricas no triângulo retângulo. 5.3. Identidades trigonométricas básicas. 5.4. Lei dos Senos e dos Cossenos. 6. Geometria Plana: 6.1. Elementos geométricos: pontos, retas, ângulos. 6.2. Polígonos: propriedades, construções, ângulos internos e externos. 6.3. Triângulos: congruência, semelhança, relações métricas. 6.4. Círculo: ângulos, arcos, setores, polígonos inscritos e circunscritos. 6.5. Transformações geométricas: simetrias, rotações, translações. 6.6. Cálculo de áreas e perímetros. 7. Geometria Espacial: 7.1. Sólidos geométricos: prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. 7.2. Planificação, área da superfície e volume. 7.3. Seções planas e vistas ortogonais. 8. Análise Combinatória, Probabilidade e Estatística: 8.1. Princípios de contagem. 8.2. Permutações, arranjos e combinações. 8.3. Probabilidade: espaço amostral, eventos, independência, probabilidade condicional. 8.4. Estatística: variáveis, medidas de tendência central e de dispersão. 8.5. Gráficos e tabelas: leitura, interpretação e construção. 9. Matemática Financeira: 9.1. Porcentagem, variação percentual. 9.2. Juros simples e compostos. 9.3. Valor presente e futuro, taxas equivalentes, descontos. 10. Educação Matemática: Fundamentos, Tendências e Práticas: 10.1. Escola, diversidade, inclusão e família. 10.2. Planejamento e avaliação: função diagnóstica, formativa e somativa. 10.3. Currículo e práticas pedagógicas na Matemática. 10.4. Tendências em Educação Matemática: Resolução de Problemas; Modelagem Matemática; Etnomatemática; Ensino com jogos; Ensino cooperativo. 10.5. Mediação docente e competências socioemocionais. 10.6. Práticas pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
CIÊNCIAS DA NATUREZA (CONTEÚDOS RELATIVOS Á ÁREA DE CONHECIMENTO)
Conteúdo Programático: 1. Processos de aprendizagem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 1.1 Fundamentos do ensino e aprendizagem da área: aspectos cognitivos, sociais, afetivos e culturais. 1.2 Aprendizagem significativa, investigação científica e construção ativa do conhecimento. 1.3 O papel da experiência, da linguagem e da mediação docente na aprendizagem científica. 1.4 Contribuições das Ciências da Natureza para o desenvolvimento integral dos estudantes (BNCC e ODS/Agenda 2030). 2. Formação científica para o trabalho e a cidadania no século XXI: 2.1 Alfabetização científica e tecnológica como direito de todos. 2.2 Aplicações das Ciências da Natureza no cotidiano, no mundo do trabalho e na tomada de decisões sociais e ambientais. 2.3 A formação de sujeitos críticos e protagonistas, preparados para os desafios éticos, ambientais e tecnológicos contemporâneos. 3. Educação colaborativa: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transversalidade: 3.1 Integração curricular entre os componentes da área e com outras áreas do conhecimento. 3.2 Trabalho coletivo e colaborativo entre docentes na construção de projetos interdisciplinares. 3.3 Abordagens transversais e temáticas: meio ambiente, saúde, sustentabilidade, diversidade, tecnologias e ética. 4. Avaliação da aprendizagem e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): 4.1 Avaliação diagnóstica, formativa e somativa no ensino de Ciências. 4.2 Instrumentos e estratégias avaliativas coerentes com os princípios da BNCC e das competências gerais e específicas. 4.3 Uso de descritores, rubricas e critérios claros de avaliação. 4.4 Relação entre avaliação, planejamento e desenvolvimento das aprendizagens. 5. Competências socioemocionais no ensino de Ciências da Natureza: 5.1 Fundamentos das competências socioemocionais: autorregulação, empatia, pensamento crítico, colaboração, responsabilidade. 5.2 Estratégias para o desenvolvimento socioemocional na prática pedagógica da área. 5.3 Relação entre competências cognitivas e socioemocionais no processo de ensino-aprendizagem. 6. Metodologias ativas no ensino de Ciências da Natureza: 6.1 Abordagens centradas no estudante: aprendizagem baseada em projetos (ABP), resolução de problemas (PBL), sala de aula invertida, rotação por estações, gamificação. 6.2 Experimentos, simulações, modelagens, uso de TICs e investigação científica escolar. 6.3 Criação de contextos reais e desafiadores para a aprendizagem. 7. Educação empreendedora e Projeto de Vida: 7.1 Concepções contemporâneas de empreendedorismo na educação básica. 7.2 Articulação entre o ensino de Ciências, os interesses dos estudantes e seus projetos de vida. 7.3 Autonomia, protagonismo juvenil, planejamento de futuro e inserção social. 8. Inovação pedagógica e ludicidade no ensino de Ciências: 8.1 Jogos didáticos, recursos multimodais e mídias digitais como estratégias para o ensino de Ciências. 8.2 Ludicidade como recurso de engajamento, criatividade e significação da aprendizagem. 8.3 Inovações pedagógicas com foco na aprendizagem ativa, equidade e relevância social. 9. Práticas pedagógicas baseadas em evidências: 9.1 Fundamentos da educação baseada em evidências: investigação empírica e tomada de decisão pedagógica. 9.2 Análise crítica de dados educacionais e resultados de pesquisas para aprimorar práticas de ensino. 9.3 A utilização de evidências para promoção da equidade, eficiência e eficácia educacional. 10. Desenvolvimento de competências e habilidades: 10.1 Compreensão das competências gerais e específicas da BNCC para a área de Ciências da Natureza. 10.2 Habilidades cognitivas, procedimentais, atitudinais e socioemocionais no currículo. 10.3 Ensino por competências e o papel da mediação docente no desenvolvimento integral do estudante. 11. Educação multimodal no ensino de Ciências: 11.1 Multiletramentos e linguagens múltiplas no ensino de Ciências (visual, textual, simbólica, audiovisual, digital). 11.2 Produção, análise e interpretação de diferentes tipos de representações científicas. 11.3 Uso de tecnologias e ambientes digitais de aprendizagem.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (BIOLOGIA)
Conteúdo Programático: 1. Origem e evolução da vida: hipóteses sobre a origem da vida, evolução do metabolismo energético, ideias evolucionistas (Lamarck, Darwin e Wallace), teoria sintética da evolução, evidências da evolução, especiação, isolamento reprodutivo. 2. Biologia celular: composição química da célula, tipos de células eucarionte e procarionte, envoltórios celulares, organelas e suas funções, citoesqueleto e movimento celular, mecanismos de transporte, ciclo celular e divisões celulares (mitose e meiose), componentes químicos: manutenção da homeostase. 3. Metabolismo celular: processos de troca com o meio, quimiossíntese e fotossíntese, respiração celular e fermentação. 4. Genética: ácidos nucleicos, replicação, transcrição e tradução, mutações gênicas e cromossômicas, mendelismo e neomendelismo: mono e diibridismo, polialelia, interação gênica e herança ligada ao sexo, heredogramas, herança dos grupos sanguíneos (sistemas: ABO, MN e Rh), tipos de heranças genéticas, citogenética humana. 5. Biologia dos seres vivos: Sistema de classificação dos seres vivos, reino animal, seus principais filos e características que os diferenciam. 6. Princípios básicos de embriologia e desenvolvimento embrionário. 7. Botânica: principais grupos vegetais (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas), seus ciclos de vida e características morfológicas, fisiologia vegetal. 8. Fisiologia e anatomia: sistemas: epitelial, digestório, cardiovascular, respiratório, urinário, nervoso, endócrino, músculo esquelético, sensorial, imunológico e genital. 9. Noções de saúde: principais doenças causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos (patogenias, agentes etiológicos e suas características, formas de transmissão e profilaxia). Doenças infectoparasitárias: principais endemias do Brasil e medidas preventivas em saúde, principais ISTs: transmissão e profilaxia. 10. Ecologia: noções básicas de ecologia, fluxo energético, ciclos biogeoquímicos, dinâmica das populações e comunidades, relações ecológicas, os seres humanos e o ambiente, poluição e desequilíbrio ecológico, conservação e preservação da natureza, Educação Ambiental. 11. Educação inclusiva. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos e práticas pedagógicas. 12. Referencial Curricular Gaúcho. 13. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 14. Estatuto da criança e do adolescente.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (FÍSICA)
Conteúdo Programático: 1. Fundamentos da Física: 1.1 Noções de Medição em Física. Grandezas físicas. Grandezas escalares e vetoriais. Relação funcional entre grandezas físicas. Sistemas de unidade. Sistema Internacional (SI). Análise dimensional. Representação gráfica de funções. Soma e decomposição de vetores. 2. Mecânica: 2.1 Cinemática. Movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado. Função horária de um movimento. Deslocamento. Velocidade e aceleração. Velocidade escalar média e velocidade escalar instantânea. Aceleração escalar média e aceleração instantânea. Velocidade e aceleração vetoriais médias e velocidade e aceleração vetoriais instantâneas. Estudo gráfico do movimento. Movimento de projéteis. Movimento circular uniforme e uniformemente variado. Queda livre. 2.2 Conceitos de força e inércia. Força normal. Força peso. Força de atrito. Força de arraste. Força centrípeta. Força elástica. Leis do movimento de Newton. Plano inclinado. Centro de massa de um corpo e de um sistema de partículas. Momento e torque de força. Equilíbrio de uma partícula. Equilíbrio de um corpo rígido. Polias e máquinas simples. Referenciais não inerciais e forças fictícias. 2.3 Dinâmica dos movimentos retilíneo e circular. Impulso de uma força. Quantidade de movimento (momento linear) de uma partícula e de um corpo ou sistema de partículas. Variação do momento linear. Conservação da quantidade de movimento. Colisões elásticas e inelásticas. 2.4 Energia cinética. Energia potencial. Forças conservativas e dissipativas. Trabalho de uma força constante e de uma força variável. Trabalho e energia cinética. Conservação da energia. Potência. 2.5 Movimentos periódicos. Movimento harmônico simples. Pêndulo simples. Superposição de movimentos harmônicos. 2.6 Lei da gravitação universal de Newton. Campo gravitacional. Leis de Kepler. 2.7 Hidrostática. Pressão. Densidade. Massa específica. Pressão atmosférica. Pressão em um líquido. Pressão em gases. Princípios de Arquimedes (empuxo) e de Pascal. Equilíbrio em fluidos. 3. Termologia: 3.1 Termologia. Temperatura e lei Zero da Termodinâmica. Escalas termométricas. Graduação de termômetros. Calor e equilíbrio térmico. Dilatação térmica de sólidos e de líquidos. Gases ideais. Leis de gases perfeitos. Equação de Clapeyron. Noções de teoria cinética dos gases. Quantidade de calor. Calor específico de sólidos e de líquidos. Capacidade térmica. Calor latente e transição de fases. Equivalente mecânico do calor. Primeira lei da Termodinâmica. Energia interna. Segunda lei da Termodinâmica. Trabalho termodinâmico. Máquinas térmicas e seu rendimento. Ciclo de Carnot. Processos de condução de calor. Condutores e isolantes térmicos. 4. Ótica e Ondas: 4.1 Ondas e pulsos. Ondas transversais e longitudinais. Ondas mecânicas e eletromagnéticas. Propagação de ondas. Comprimento de onda. Frequência de onda. Velocidade de propagação. Espectro eletromagnético. Reflexão, transmissão e superposição de ondas. Refração, difração e polarização de ondas. Interferência e Princípio de superposição. A natureza do som. Altura, intensidade e timbre de um som. Velocidade do som. Cordas vibrantes. Tubos sonoros. Instrumentos musicais. O ouvido humano. Ondas estacionárias. Efeito Doppler. Caráter ondulatório da luz. 4.2 Óptica geométrica. Propagação da luz. Sombras. Leis da reflexão e da refração do feixe luminoso. Lei de Snell. Reflexão total. Reflexão e formação de imagens. Estudo de espelhos. Espelhos planos e esféricos. Imagens reais e virtuais. Lâminas planas e prismas. Dispersão da luz. Lentes delgadas. Equação das lentes delgadas. Convergência de uma lente e dioptria. Interação da luz com a matéria. Sistemas ópticos (lentes corretivas, microscópios, telescópios, lunetas, projetores de imagens, máquina fotográfica etc.). O olho humano. 4.3 Óptica física. Experiência de Young. Modelos ondulatório e corpuscular da luz. 5. Eletricidade: 5.1 Cargas elétricas. Processos de eletrização. Estrutura atômica. Conservação da carga elétrica. Quantização da carga. Interação elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Linhas de força. Lei de Gauss. Potencial eletrostático e diferença de potencial. Capacitores. Dielétricos. Capacitância de um capacitor. Associação de capacitores. 5.2 Condutores e isolantes elétricos. Corrente elétrica. Resistência elétrica. Lei de Ohm. Condutores ôhmicos e não-ôhmicos. Resistividade e condutividade elétrica. Comportamento térmico da resistividade. Associação de resistores. Efeito Joule. Circuitos de corrente contínua. Lei de Kirchhoff. Ponte de Wheatstone. Geradores. Associação de geradores. Conservação da energia e força eletromotriz. Medida da força eletromotriz. Potência elétrica. 5.3 Campo magnético de correntes elétricas e ímãs. Campo magnético terrestre. Propriedades magnéticas dos materiais. Interação entre correntes elétricas. Campos magnéticos gerados por correntes elétricas. Bobinas e solenoides. Lei de Biot-Savart. Força de Lorentz. Forças sobre cargas móveis em campos conjugados. Lei de Ampère. 5.4 Indução eletromagnética. Força eletromotriz induzida. Fluxo magnético. Lei da indução de Faraday. Corrente elétrica induzida. Lei de Lenz. 6. Física Moderna: 6.1 Noções de tópicos de Física Moderna. Conceito de fóton. Modelo atômico. 6.2 Radioatividade, fissão e fusão nuclear. Interações fundamentais e partículas elementares. 6.3 Noções de Relatividade. 7. Referencial Curricular Gaúcho.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (QUÍMICA)
Conteúdo Programático: 1. Dimensão Histórica da Disciplina: contribuições da alquimia; fatos marcantes da história do conhecimento químico e suas inter-relações de natureza econômica, política e social. 2. Ensino de Química: constituição da química como disciplina escolar; as reformas de ensino e suas implicações no ensino de Química no Brasil. 3. A contextualização e a interdisciplinaridade na Educação para cidadania por meio da química: concepções e proposições. 4. Propriedades gerais e específicas da matéria. 5. Átomos, moléculas e íons; Substâncias e misturas; Separação de misturas. 6. Modelos atômicos. 7. Estrutura eletrônica, tabela periódica e propriedades periódicas. 8. Ligações químicas: Ligação iônica, ligação covalente, ligação metálica; Teoria de ligação química; geometria molecular. 9. Funções químicas inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. 10. Estequiometria de reações químicas e cálculos estequiométricos. 11. Gases: teoria cinético-molecular dos gases, gases ideais, equação geral dos gases, misturas gasosas. 12. Soluções: tipos de solução, preparo de soluções, relações quantitativas entre soluto e soluções, diluição, unidades de concentração, propriedades coligativas. 13. Tipos de reações químicas: reação de síntese, reação de decomposição, reação de deslocamento, reação de dupla troca, reação de oxirredução. 14. Termodinâmica química. 15. Cinética química. 16. Equilíbrio químico: equilíbrio em sistemas homogêneo e heterogêneo, constantes de equilíbrio, princípio de Le Châtelier. 17. Equilíbrios iônicos: equilíbrio ácido-base, produto iônico da água, solução tampão, equilíbrio de solubilidade. 18. Eletroquímica. 19. Química Orgânica: nomenclatura de compostos orgânicos, funções orgânicas; propriedades dos compostos orgânicos; estrutura e reatividade; isomeria. 20. Química Ambiental. 21. Referencial Curricular Gaúcho.
CIÊNCIAS HUMANAS (CONTEÚDOS RELATIVOS Á ÁREA DE CONHECIMENTO)
Conteúdo Programático: 1. O processo de ensino e de aprendizagem de Ciências Humanas e suas Tecnologias no desenvolvimento integral do estudante. 2. Competências e Habilidades no ensino de Ciências Humanas e suas Tecnologias: a formação para o trabalho e a cidadania no século XXI. 3. Educação Colaborativa no ensino de Ciências Humanas e suas Tecnologias: multidisciplinaridade, transversalidade e interdisciplinaridade nos conhecimentos científicos. 4. Avaliação no ensino de Ciências Humanas: pressupostos teóricos contemporâneos, práticas formativas e alinhamento com a BNCC. 5. O trabalho com competências socioemocionais no ensino de ciências humanas e suas tecnologias. 6. Autonomia no Contexto Escolar, Metodologias Ativas da Aprendizagem e o Lúdico: ferramentas catalisadoras no ensino de ciências humanas e suas tecnologias. 7. Ciências Humanas e suas tecnologias baseada em evidências: a arte de aplicar o conhecimento científico na prática. 8. Educação Empreendedora e Projeto de Vida: formação do sujeito para o século XXI. 9. Inovação Pedagógica e Formação de Professores. 10. Educação Multimodal.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (GEOGRAFIA)
Conteúdo Programático: 1. O ensino da Geografia na formação da cidadania. 2. Geografia escolar e o contexto sociocultural dos estudantes. 3. O trabalho de campo como recurso didático e metodológico no ensino de Geografia. 4. Currículo, cultura e territorialidade na perspectiva geográfica. 5. Abordagens teóricas e metodológicas contemporâneas no ensino de Geografia. 6. Alfabetização cartográfica e espacial. 7. Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de Geografia. 8. Referencial Curricular Gaúcho (RCG) para Geografia. 9. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), BNCC e currículo do Ensino Médio.10. História do pensamento geográfico: escolas, paradigmas e transformações. 11. Conceitos fundamentais da Geografia: espaço, território, região, paisagem e lugar. 12. Representações espaciais e leitura crítica de mapas. 13. Cartografia escolar, mapas temáticos e geotecnologias. 14. Princípios básicos de Geologia e Geomorfologia. 15. Dinâmicas climáticas e geomorfológicas, formações vegetais e paisagens naturais. 16. Natureza e sociedade: impactos ambientais das atividades humanas. 17. Mudanças climáticas e ambientais em escala local e global. 18. Capitalismo, globalização e reorganização do espaço geográfico. 19. Fontes de energia e impactos socioambientais. 20. Sistemas de transporte e circulação no território. 21. Indústria e suas transformações no espaço geográfico. 22. Comércio e consumo no mundo contemporâneo. 23. Revolução técnico-científica e sociedade da informação. 24. Produção do espaço: agentes sociais e processos de transformação. 25. População: crescimento, mobilidade, transição demográfica e diversidade cultural. 26. Relações entre campo e cidade: transformações no espaço rural. 27. Produção e organização do espaço urbano. 28. Urbanização, metropolização e desigualdades socioespaciais. 29. Sociedade em rede, regionalizações contemporâneas e fronteiras em transformação. 30. Regionalização e planejamento regional do Brasil: divisões regionais segundo o IBGE. 31 Geopolítca e Geoeconomia. 32. Desenvolvimento Sustentável.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (HISTÓRIA)
Conteúdo Programático: 1. Teorias da História e metodologias: História como conhecimento e como narrativa; tempo histórico e temporalidades; fontes históricas; interdisciplinaridade. 2. Correntes historiográficas: Positivismo, Marxismo, Escola dos Annales, História Nova, Nova História Cultural, Micro-história, História Oral, História Global, História Pública. 3. História Antiga: sociedades da Mesopotâmia, Egito, Grécia, Roma; religiosidade, política, economia e cultura. 4. História Medieval: a passagem do mundo antigo para o mundo medieval, feudalismo, cristianismo medieval, império bizantino, islamismo e expansão árabe, cruzadas, renascimentos culturais. 5. História Moderna: a construção da ideia de modernidade, humanismo, absolutismo, mercantilismo, reforma e contrarreforma, revoluções burguesas, iluminismo e revolução industrial. 6. História Contemporânea: emergência do capitalismo, independências na América, imperialismo e colonialismo, guerras mundiais, Guerra Fria, globalização. 7. História da América: povos pré-colombianos, colonização, independências, regimes autoritários, movimentos sociais e identitários, democracia e integração. 8. História da África: reinos africanos, escravidão e diáspora, colonização e descolonização, identidades e culturas africanas. 9. História do Brasil: período colonial, império, república, movimentos sociais, ditadura civil-militar, redemocratização, povos indígenas e afro-brasileiros. 10. História do Rio Grande do Sul: povos originários, colonizações, guerras do Prata, Guerra dos Farrapos, imigração e identidade cultural. 11. Ensino de História: saberes docentes, BNCC, Referencial Curricular Gaúcho, educação histórica e o papel da memória e da identidade.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (SOCIOLOGIA)
Conteúdo Programático: 1. Fundamentos da Sociologia: contexto histórico de surgimento da Sociologia como ciência, objeto e métodos. 2. Clássicos da Sociologia: principais e abordagens de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. 3. Sociedade e Cultura: papel das instituições sociais (família, religião e mídia); processo de socialização. 4. Trabalho e Desigualdade Social: transformações no mundo do trabalho, classes sociais e mobilidade social; relações de produção. 5. Cidadania e Participação Social: direitos civis, políticos e sociais; movimentos sociais; exclusão, marginalização e inclusão social. 6. Educação e Violência: a escola como espaço de reprodução e transformação social; desigualdades educacionais e violência escolar. 7. Pensamento Sociológico Brasileiro: identidade e formação nacional; e desigualdades estruturais no Brasil. 8. Globalização e Sociedade Contemporânea: desafios da globalização, novas tecnologias, redes sociais e consumo. 9. Racismo, Relações Étnico-Raciais e de Gênero: relações de poder; discriminação; políticas de ação afirmativa e interseccionalidades. 10. Democracia e Poder Político: formas de dominação, representatividade e democracia participativa. 11. Sociedades Rurais e Sustentabilidade: dinâmicas do campo, agricultura familiar, movimentos campesinos e ruralidades no Brasil e no RS.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (ENSINO RELIGIOSO)
Conteúdo Programático: 1. Fundamentos Legais e Proposta Curricular: 1.1. Reconhecimento constitucional e laicidade do Estado brasileiro. 1.2. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (Parecer CNE/CP nº 3/2013). 1.3. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): competências gerais e específicas do Ensino Religioso. 2. Pluralismo Religioso e Laicidade: 2.1. Conceito de pluralismo religioso e liberdade de crença. 2.2. Laicidade: princípios e práticas em contextos escolares. 2.3. Relação entre Estado, Educação e Diferentes Tradições Religiosas. 3. Abordagens e Temáticas em Ensino Religioso: 3.1. Religiões abraâmicas: Judaísmo, Cristianismo (catolicismo, protestantismo) e Islamismo. 3.2. Tradições orientais: Hinduísmo, Budismo. 3.3. Religiões afrobrasileiras: Candomblé, Umbanda. 3.4. Saberes indígenas e cosmovisões nativas. 3.5. Novas espiritualidades, sincretismos e movimentos religiosos contemporâneos. Ética, Cidadania e Direitos Humanos: 4.1. Princípios éticos derivados de tradições religiosas e sua articulação com direitos humanos. 4.2. Diálogo inter-religioso e construção de valores democráticos. 4.3. Educação para a paz, o respeito à diversidade e a justiça social. 5. Metodologias e Práticas Pedagógicas: 5.1. Metodologias ativas no Ensino Religioso: aprendizagem baseada em problemas, projetos e sala de aula invertida. 5.2. Trabalho de campo, visitas culturais e produção de projetos inter-religiosos. 5.3. Recursos multimodais: narrativas, textos sagrados, arte, música e tecnologia. 6. Planejamento e Avaliação: 6.1. Elaboração de plano de ensino e unidades didáticas em consonância com a BNCC e o Projeto Político-Pedagógico. 6.2. Instrumentos de avaliação formativa e somativa: portfólios, projetos, autoavaliação e rubricas. 6.3. Reflexão sobre a prática docente e avaliação de impacto no desenvolvimento socioemocional. 7. Interdisciplinaridade e Integração: 7.1. Conexões entre Ensino Religioso e demais áreas do conhecimento (História, Filosofia, Artes, Ciências Humanas). 7.2. Projetos colaborativos e transversais: meio ambiente, gênero, saúde, cultura e memória. 8. Educação Religiosa para a Diversidade Cultural: 8.1. Reconhecimento e valorização das diferenças étnico-raciais e de gênero no contexto religioso. 8.2. Políticas de inclusão e respeito às tradições de matrizes africanas, indígenas e de outras comunidades de fé.
EDUCAÇÃO ESPECIAL (CONTEÚDOS RELATIVOS E ESPECÍFICOS Á ÁREA DE CONHECIMENTO)
Conteúdo Programático: 1. A função social da escola e o papel do professor na Educação Especial. 2. Práticas Pedagógicas e Educação Escolar inclusiva: estratégias, mediações e adaptações curriculares. 3. Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica: identificação, elaboração e organização de práticas pedagógicas inclusivas. 4. Acessibilidade física, comunicacional, atitudinal e pedagógica: promoção da participação efetiva dos alunos com deficiência no processo de ensino-aprendizagem. 5. Saberes e práticas educacionais para inclusão escolar: a educação multimodal e a diversidade de linguagens. 6. Avaliação da aprendizagem de estudantes público-alvo da Educação Especial: princípios, instrumentos, adaptações e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 7. Educação Especial: aspectos legais, históricos e normativos. Principais marcos legais da Educação Inclusiva no Brasil. 8. A formação do pensamento e da linguagem na criança; 9. Educação Colaborativa: a multidisciplinaridade, e a transversalidade no currículo escolar; 10. A educação empreendedora e a formação integral do estudante público-alvo da Educação Especial. 11. Educação Especial e as competências socioemocionais: reflexões sobre a escola e a formação docente inclusiva. 12. Metodologias Ativas de Aprendizagem, Aula Baseada em Evidências e Recursos didáticos acessíveis na Educação Especial. 13. O processo de ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência física, Deficiência intelectual, Altas Habilidades/Superdotação Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 14. Letramento e alfabetização de estudantes com necessidades educacionais especiais: adaptações, métodos e recursos. 15. Desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência sob a ótica de Piaget, Wallon e Vygotsky. 16. Aprendizagem, diversidade sociocultural e o desenvolvimento integral de estudantes com deficiência: a formação do cidadão na perspectiva inclusiva para o século XXI. 17. O professor de Educação Especial: ética profissional, inovação pedagógica e compromisso com a inclusão. 18. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 19. Corpo e movimento no desenvolvimento psicológico de crianças com deficiência: implicações para a prática pedagógica. 20. Vygotsky e o papel da interação social no desenvolvimento e aprendizagem escolar. 21. A formação do pensamento lógico e abstrato em crianças com deficiência: mediações pedagógicas e processos cognitivos. 22. Tecnologia Assistiva: conceitos, recursos e sua utilização no ambiente escolar. 23. Aprendizagem baseada em competências e habilidades: ensino centrado no aluno com necessidades educacionais especiais.
Daniela Pereira de Moura - Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora
Assistir a VideoaulaAssistir aos vídeos quantas vezes quiser em qualquer horário.
Imprimir e baixar todo conteúdo em PDF da plataforma incluindo os Projetos
Fazer quantos cursos quiser no tempo disponível que tiver.
Matemática
Português
Legislação Federal
Conteúdos Pedagógicos
Publicações Institucionais
Informática
Outras Legislações
Acesse de qualquer lugar
Garantia incondicional
Garantia condicional
Aqui você aprenderá
Aqui você terá
Aqui você aprenderá
Aqui você terá
Aqui você aprenderá
Aqui você terá
É historiador graduado e mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), educador com experiência profissional em escolas privadas, estaduais e integral do Estado de São Paulo (E.E Neusa Maria Nazatto de Carvalho, E.E. Ulisses de Oliveira Valente, E.E Dalva Lellis Garcia do Prado, E.E Dalva Vieira Itavo e Escola Maria Peregrina). O trabalho desenvolvido nestas escolas foi pautado na Pedagogia de projetos, Inteligências múltiplas e Haptonomia, a partir de sua experiência profissional criou o método “Os 3 PI’S” cujo enfoque se dá na aproximação da relação entre educador e aluno.
Uma empresa que atua na área educacional, através da formação de profissionais do magistério e também com a preparação dos mesmos em concursos públicos da área. Entusiasta da educação e desenvolvedor do Método “A Engenharia do Acerto”, direcionado a elevar o percentual de chances de aprovação dos alunos nos concursos públicos, é também o criador do Revolução Pedagógica, curso voltado à proporcionar melhorias no trabalho dos profissionais da educação nas instituições públicas ou privadas.
Resposta: As formas de investimento das assinaturas são: à vista (no PIX, boleto bancário, cartão de crédito, transferência online) ou a prazo, dividido no cartão de crédito em até 3 vezes para o plano TRIMESTRAL; 6 vezes para o plano SEMESTRAL e 12 vezes para o plano ANUAL.
Resposta: Você terá acesso a toda plataforma, bem como todos os conteúdos e cursos nela contidos e mais a Engenharia do Acerto de acordo com o tipo de assinatura escolhido. Acesso de 3 meses para o plano TRIMESTRAL, 6 meses para o plano SEMESTRAL e 12 meses para o Plano ANUAL.
Resposta: Sim! Você poderá mandar suas dúvidas sobre os conteúdos e cursos e ter suporte técnico e pedagógico com nosso time Phronesis durante toda a sua assinatura vigente, através do WhatsApp, e-mail e no chat exclusivo da plataforma.
Resposta: Todas os encontros (aulas) do curso são gravados e várias deles acontecem AO VIVO e ficam disponíveis apenas online. Não é possível fazer o download.
Importante: Pirataria é crime de violação de direito autoral e está prevista no artigo 184, parágrafo 2° do Código Penal Brasileiro.
Resposta: Sim. Quando o seu curso é concluído, você encontrará seu certificado na sua área restrita para poder salvar em seu computador e imprimir posteriormente.
Resposta: Após a aprovação do pagamento, você receberá um e-mail e uma mensagem no seu WhatsApp dizendo que os dados que você utilizou para realizar o seu cadastro (e-mail, telefone e senha) foram desbloqueados. Por isso, é importante que você cadastre um e-mail e telefone válidos. Procure por um e-mail (inclusive no spam) enviado pela Phronesis com o título: " Seus dados de acesso ao curso chegaram!".
Resposta: Para cada conteúdo do curso, você tem à disposição:
1) Uma videoaula;
2) Um resumo em PDF do conteúdo abordado na videoaula;
3) Exercícios de concursos públicos para resolução;
4) Uma Nuvem de Palavras com as principais Keywords do conteúdo analisado;
5) Um Mapa Mental (brainstorming);
6) Exercícios gerados pela IA;
7) Videoaula da Engenharia do Acerto (disponível em alguns conteúdos).
Resposta: Sim. Todos os materiais (exceto os vídeos) você poderá salvar em seu computador e imprimi-los.