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BRASIL. Lei Federal nº 9394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
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Lei nº 12.501 de 13/03/2006, que institui o Sistema Municipal de Ensino.
Lei Municipal nº 12.987 de 28/06/2007, que dispõe sobre o plano de Cargos, carreiras e Vencimentos do Magistério Público Municipal de Campinas.
Lei Orgânica do Município de Campinas, de 30/03/1990, Art. 222 a 238.
Lei Complementar nº 57/2014 (altera dispositivos da Lei nº 12.987/2007).
Portaria SME nº 69/2018 (Regimento Escola Comum da Rede Municipal de Ensino de Campinas).
Estatuto do Servidor Público de Campinas - Lei Municipal nº 1.399/55 (Artigo 15 e Artigos 184 a 204).
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VEIGA, Ilma Passos Alencastro Veiga (org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995. (Magistério: formação e trabalho pedagógico)
MÓDULO 4.1 - Acento, pra que te quero?
Regras de Acentuação Gráfica (Parte 1).
Regras especiais de acentuação gráfica (parte 2).
MÓDULO 4.2 - As palavras e seus significados.
Sinonímia/Antonímia; Hiponímia/Hiperonímia; Homonímia (parte 1).
Paronímia; Polissemia; Denotação/Conotação (parte 2).
MÓDULO 4.3 - Morfologia: a família!
Substantivos - Classificação (parte 1)
Gênero dos substantivos (parte 2)
Plural dos substantivos simples e compostos (parte 3)
Grau dos substantivos (parte 4)
Adjetivos - Definição; Classificação; Locução adjetiva (parte 5)
Flexão dos adjetivos - Gênero; Número; Grau (parte 6)
Artigo; Numeral (parte 7)
Pronome (parte 8)
Pronomes pessoais (parte 9)
Pronome oblíquo; Pronome oblíquo átono (parte 10)
Pronome oblíquo tônico (parte 11)
Pronome reflexivo (parte 12)
Segunda pessoa indireta; Pronome de tratamento (parte 13)
Pronomes possessivos (parte 14)
Pronomes demonstrativos (parte 15)
Pronomes indefinidos (parte 16)
Pronomes Relativos (parte 17)
Pronomes Interrogativos (parte 18)
Verbos (parte 19)
Verbos (parte 20)
Vozes dos Verbos (parte 21)
Advérbios (parte 22)
Preposições (parte 23)
Conjunções (parte 24)
Interjeições (parte 25)
MÓDULO 4.4 - Onde fica o pronome?
Colocação pronominal.
MÓDULO 4.5 - Concordar é viver em paz uns com os outros!
Concordância nominal (Parte 1)
Concordância nominal (Parte 2)
Concordância verbal (Parte 1)
Concordância verbal (Parte 2)
Concordância verbal (Parte 3)
MÓDULO 4.6 - A relação de amor entre regentes e regidos.
Regência Nominal.
Regência Verbal.
MÓDULO 4.7 - Vamos a ela, à famosa...
Crase (Parte 1)
Crase (Parte 2)
Crase (Parte 3)
Crase (Parte 4)
Crase (Parte 5)
MÓDULO 4.8 - Pontuar é preciso.
Pontuação.
MÓDULO 4.9 - Nossa língua inculta e bela!
Ortografia oficial.(Parte 1)
Novo acordo ortográfico.(Parte 2)
MÓDULO 4.10 - Indispensável: compreenda e interprete.
Compreensão e interpretação de textos.
Lei Municipal nº 11.689 de 06/03/2003.
Decreto Municipal nº 14.524, de 14/11/2003, que dispõem sobre o repasse de recursos financeiros às unidades educacionais públicas municipais - Conta Escola.
Lei Municipal nº 6.662/1991, que dispõe sobre a criação do Conselho de Escola nas unidades educacionais.
Lei Municipal nº 7145/1992, que estabelece o objetivo, a competência e dá normas de funcionamento do Conselho das Escolas Municipais.
Lei Municipal nº 8.869/1996, que dispõe sobre a criação, a composição, as atribuições e o funcionamento do Conselho Municipal de Educação.
Lei Municipal nº 6.894/1991, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público Municipal e suas alterações.
Resolução SME Nº 14/2014. Publicada no D.O. de Campinas em 24 de outubro de 2014, p. 5-8 - Estabelece as diretrizes para a implementação da Avaliação Institucional da Educação Infantil e para a constituição da Comissão Própria de Avaliação (CPA) na Rede Municipal de Ensino de Campinas.
Avaliação Institucional Participativa: uma Alternativa para a Educação Básica de Qualidade da Rede Municipal de Ensino de Campinas e Fundação Municipal para Educação Comunitária.
A Avaliação Institucional como Instância Mediadora da Qualidade da Escola Pública: A Rede Municipal de Educação de Campinas como Espaço de Aprendizagem.
Resolução SME Nº 05/2008. Estabelece as diretrizes para a implementação do processo de Avaliação Interna das Unidades Municipais de Ensino Fundamental e para a constituição da Comissão Própria de Avaliação.
Resolução SME N°16/2018, Estabelece Diretrizes e Normas para o Planejamento, a Elaboração e a Avaliação do Projeto Pedagógico das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Campinas.
Diretrizes curriculares da educação básica para o ensino fundamental e educação de jovens e adultos anos finais: um processo contínuo de reflexão e ação.
Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação de Jovens e Adultos – Anos Finais: um processo contínuo de reflexão e ação.
Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação.
Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Um processo Contínuo de Reflexão e Ação.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 19. ed. São Paulo: LOYOLA EDICOES, 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. Educação & Sociedade. São Paulo, ano 23, n.79, p. 15-38, ago. 2002.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. 2. ed., São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.
SACRISTÀN, J. Gimeno; PÉREZ GOMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade:uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. 18. ed. São Paulo: Libertad, 2008.