(Multi)(Pluri)(Inter)e(Trans) disciplinaridade. O que são esses termos?

Nesse encontro apresentamos uma breve definição das terminologias (Multi)(Pluri)(Inter)e(Trans)disciplinaridade que tanto causam confusão na cabeça de boa parte dos educadores.

Materiais Complementares:

(1) Clique aqui para ter acesso ao Prezi utilizado no encontro.

1- A partir da concepção de interdisciplinaridade do currículo, assinale a opção correta.

(A) As especificidades de cada disciplina devem ser abolidas para que o processo educativo possa ser considerado interdisciplinar.

(B) A construção do conhecimento ocorre tendo os conteúdos das disciplinas como fim e não como meio de aprendizagem.

(C) Ao final de cada período letivo, deve ocorrer uma avaliação que contemple pelo menos uma questão relacionada a cada disciplina trabalhada.

(D) Apenas o trabalho a partir de temas geradores, por todos os professores da escola, não garante o sucesso do trabalho interdisciplinar.

 

2- Diz respeito ao que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e vai além de toda a disciplina e sua finalidade é compreender o mundo atual.

A informação citada refere-se a:

(A) Interdisciplinaridade.

(B) Multidisciplinaridade.

(C) Polidisciplinaridade.

(D) Transdisciplinaridade.

(E) Disciplinaridade.

 

3- Nos debates pedagógicos sobre a interdisciplinaridade, incluiu-se o tema da globalização do conhecimento, com a influência do pensamento de autores como Roland Barthes e Edgar Morin. Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade como globalização do conhecimento envolve

(A) compreensão da ciência como corpo de conhecimentos prontos a serem apreendidos pelos educandos, evidenciando a complexidade das tarefas de aprendizagem.

(B) estruturação de currículos, utilizando-se a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.

(C) adoção de forma canônica de produção do conhecimento, em que as disciplinas não se reduzam ao saber de referência, ampliando o diálogo entre saberes complexificados.

(D) reconhecimento do paradigma de disjunção como o apropriado para a educação contemporânea, em contraposição à conjunção disciplinar complexa.

(E) desenvolvimento de um conhecimento relacional como atitude compreensiva das complexidades do próprio conhecimento humano, colocando o saber em ciclo.

 

4- A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas que foram consideradas matérias de estudo. Segundo os autores Boisot, Piaget, Hechausen, entre outros, podemos estabelecer três graus de relações disciplinares:

1. Multidisciplinaridade.

2. Interdisciplinaridade.

3. Transdisciplinaridade.

De acordo com as relações disciplinares citadas anteriormente, relacione as colunas a seguir:

( ) É a relação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.
( ) É a organização mais tradicional de conteúdos. Eles são apresentados por matérias independentes umas das outras.
( ) O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.
( ) É o grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador.

A sequência está correta em:

(A) 1, 2, 3, 1

(B) 3, 2, 1, 2

(C) 2, 1, 1, 3

(D) 1, 2, 2, 3

(E) 2, 1, 3, 1

 

5- Interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, pois, para trabalhar os temas transversais adequadamente, não se pode ter uma perspectiva disciplinar rígida. Um modo eficiente de se elaborar os programas de ensino, nessa perspectiva, é

(A) fazer dos temas transversais um eixo unificador, em torno do qual se organizam as disciplinas.

(B) realizar duas ou três palestras por semestre para todas as turmas de uma mesma série (ano) das séries do 2º segmento, abordando quatro temas por ano.

(C) realizar por trimestre atividades extraclasse de observação do meio ambiente, do bairro, e dos setores de produção, incluindo, na sua realização, professores de, pelo menos, duas disciplinas do currículo.

(D) selecionar professores voluntários para realizarem curso de capacitação no qual receberão informações e dinâmicas para trabalhar os temas transversais e, posteriormente, agirem como dinamizadores dos debates.

(E) destinar dois tempos da aula, quinzanalmente, para os professores realizarem, em sala de aula, trabalhos de grupo com alunos, abordando um dos temas definidos pelos PCNs.

 

6- As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica destacam a transversalidade. Qual das afirmações a seguir não pode associada à transversalidade?

(A) A transversalidade refere-se à dimensão didático-pedagógica e a interdisciplinaridade à abordagem epistemólogica dos objetos do conhecimento.

(B) A transversalidade deve ser implementada por meio de disciplina específica que se destina a abordar temas escolhidos pela escola.

(C) A transversalidade difere da interdisciplinaridade e ambas complementam-se, rejeitando à concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.

(D) A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.

 

7- Quando falamos em interdisciplinaridade, estamos de algum modo nos referindo a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Todavia, essa interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes.

Em relação ao enunciado, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta sequência correta.

(   ) A multidisciplinaridade se caracteriza por uma ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum.

(   ) A multidisciplinaridade representa o nível mais elevado de integração entre os conhecimentos disciplinares e se caracteriza por uma ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum.

(   ) A pluridisciplinaridade, diferentemente da multidisciplinaridade, há a presença de algum tipo de interação entre os conhecimentos interdisciplinares, embora eles ainda se situem num mesmo nível hierárquico, não havendo ainda nenhum tipo de coordenação proveniente de um nível hierarquicamente superior.

(   ) A transdisciplinaridade é caracterizada pela presença de uma axiomática comum a um grupo de disciplinas conexas e definidas no nível hierárquico imediatamente superior, o que introduz a noção de finalidade.

(   ) A transdiciplinaridade é uma espécie de coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas do sistema de ensino inovado, sobre a base de uma axiomática geral.

(A) F - F - V - V - F.

(B) V - F - F - V - F.

(C) F - V - F - F - V.

(D) V - F - V - F - V.

(E) V - V - V - F - F.


Comentários

Muito boa a aula...

comentado em: 11/08/2017