Concurso de São Sebastião - PEB I

 

Esse Plano de Estudo Pronto se refere ao Concurso para Professor de Educação Básica I da cidade de São e foi elaborado tendo como base a bibliografia presente no edital. Ao fazer sua assinatura da AFES, você terá acesso a todo esse conteúdo em vídeo e centenas de outros vídeos para se preparar adequadamente para este concurso público!

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Tutorial 1 - Como alterar minha senha de acesso a AFES.

Tutorial 2 - Como baixar um Texto ou Slide para o meu computador.

Tutorial 3 - Como baixar o conteúdo de um Prezi para o meu computador.

Tutorial 4 - Como apagar os cookies de seu computador

 1. Apresentação do Método.

MÓDULO 1 - OS 5 VILÕES QUE VOCÊ PRECISA DERROTAR PARA SER APROVADO NESTE CONCURSO PÚBLICO

 1º. Vilão a ser derrotado - Freddy Krueger.

 2º. Vilão a ser derrotado - O Vingador.

 3º. Vilão a ser derrotado - Darth Vader.

 4º. Vilão a ser derrotado - O Coringa.

 5º. Vilão a ser derrotado - A Bruxa da Branca de Neve.

MÓDULO 2 - PREPARAÇÃO DO TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO DOS PILARES

 1. Como preparar o terreno para a construção dos pilares.

MÓDULO 3 - O 1. PILAR - A TÉCNICA “POMODORO”. (1ª ETAPA)

 Como aplicar a Técnica Pomodoro.

MÓDULO 4 - O 2. PILAR - O ESTUDO DE CICLOS. (2ª ETAPA)

 Como organizar um estudo de ciclos.

MÓDULO 5 - O 3. PILAR - TÉCNICA DA ASSIMILAÇÃO.

 Como aplicar a Técnica da Assimilação nos meus estudos.

MÓDULO 6 - O 4. PILAR - ELABORAÇÃO DE BRAINSTORMING.

 Como elaborar Brainstorming para os meus estudos.

MÓDULO 7 - O 5. PILAR - IDENTIFICAÇÃO DOS DISTRATORES.

 Aprendendo as 16 técnicas de identificação dos distratores.

MÓDULO 8 - ESTRATÉGIAS PARA O DIA DA PROVA

 Conheça as principais estratégias a serem utilizadas no dia da prova.

 BRASIL. Lei Federal nº 9394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).

 - PNE - Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005 de 2014.

 BRASIL. Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.

 

 BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140.

1ª Parte:

2ª Parte:

 

 BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

 

  MEC. Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade ensino fundamental nove anos.

 

 MEC. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade.

 

 

 COOL, César .Construtivismo na sala de aula.

 

 LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão”.

 

 LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar.

 MEC. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

 

 MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – 1ª a 4ª série.

 

 RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade.

 

 ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar.

 

 VASCONCELOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico.

 

 MÓDULO 1 - Acento, pra que te quero?

Regras de Acentuação Gráfica (Parte 1).

Regras especiais de acentuação gráfica (parte 2).

 MÓDULO 2 - As palavras e seus significados.

Sinonímia/Antonímia; Hiponímia/Hiperonímia; Homonímia (parte 1).

Paronímia; Polissemia; Denotação/Conotação (parte 2).

 MÓDULO 3 - Morfologia: a família!

Substantivos - Classificação (parte 1)

Gênero dos substantivos (parte 2)

Plural dos substantivos simples e compostos (parte 3)

Grau dos substantivos (parte 4)

Adjetivos - Definição; Classificação; Locução adjetiva (parte 5)

Flexão dos adjetivos - Gênero; Número; Grau (parte 6)

Artigo; Numeral (parte 7)

Pronome (parte 8)

Pronomes pessoais (parte 9)

Pronome oblíquo; Pronome oblíquo átono (parte 10)

Pronome oblíquo tônico (parte 11)

Pronome reflexivo (parte 12)

Segunda pessoa indireta; Pronome de tratamento (parte 13)

Pronomes possessivos (parte 14)

Pronomes demonstrativos (parte 15)

Pronomes indefinidos (parte 16)

Pronomes Relativos (parte 17)

Pronomes Interrogativos (parte 18)

Verbos (parte 19)

Verbos (parte 20)

Vozes dos Verbos (parte 21)

Advérbios (parte 22)

Preposições (parte 23)

Conjunções (parte 24)

Interjeições (parte 25)

 MÓDULO 4 - Onde fica o pronome?

Colocação pronominal.

 MÓDULO 5 - Concordar é viver em paz uns com os outros!

Concordância nominal (Parte 1)

Concordância nominal (Parte 2)

Concordância verbal (Parte 1)

Concordância verbal (Parte 2)

Concordância verbal (Parte 3)

 

 MÓDULO 6 - A relação de amor entre regentes e regidos.

Regência Nominal.


Regência Verbal.

 MÓDULO 7 - Vamos a ela, à famosa...

Crase (Parte 1)

Crase (Parte 2)

Crase (Parte 3)

Crase (Parte 4)

Crase (Parte 5)

 MÓDULO 8 - Pontuar é preciso.

Pontuação.

 MÓDULO 9 - Nossa língua inculta e bela!

Ortografia oficial.(Parte 1)


Novo acordo ortográfico.(Parte 2)

 MÓDULO 10 - Indispensável: compreenda e interprete.

Compreensão e interpretação de textos.

 AQUINO, Júlio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas.

 MEC. Institui as diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação.

 Psicologia da aprendizagem.

 

 Plano de Curso e Plano de Aula.

 Pedagogia de Projetos.

 Projeto Político-Pedagógico: construção e implementação.

 A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem.

 Metodologias, estratégias de ensino, recursos didáticos e intervenções pedagógicas.

 Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

 Avaliações Externas e o IDEB

 Os desafios da educação especial na perspectiva da inclusão escolar.

 Dificuldades e distúrbios de aprendizagem.

 O uso das novas tecnologias como ferramentas educacionais para a melhoria da qualidade de ensino.

 Significação do conhecimento na Educação de Jovens e Adultos.

 A Educação em Tempo Integral, a diversidade cultural e a mediação do professor.